Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A proposta do governo, referente ao pagamento das progressões, não agradou aos sindicatos. Um cronograma foi apresentado nesta quinta-feira, 22, durante uma reunião entre os representantes dos servidores e do Estado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins – SEET, Ismael Sabino da Luz, os sindicatos da Saúde e do Quadro Geral irão se reunir nesta sexta-feira, 23, para discutir as propostas do governo e elaborar uma contraproposta que favoreça as categorias envolvidas no assunto.

“Os prazos ficaram extensos demais. Queremos agilidade no pagamento dessas progressões. Um atraso que já vem se arrastando há muito tempo”, disse o presidente.

Durante a reunião os sindicatos propuseram algumas alterações, de maneira imediata, como a concessão de todas as progressões devidas no ano de 2011 e 2012 para os servidores da Saúde, do Quadro Geral, e da Educação, com pagamento a partir da folha de abril de 2012. Outra medida apresentada foi a retificação de todos os atos da comissão e portarias da Secad, que concederam as progressões de forma errada o que acabou prejudicando alguns servidores.

O Secretário Estadual da Administração – Secad, Lúcio Mascarenhas, se manteve no que já havia elaborado. Disse que o governo quer incluir os valores referentes à evolução funcional, entre abril de 2011 e dezembro de 2012, na folha de pagamento de janeiro de 2013. O pagamento do passivo, gerado por essa pela evolução, ocorreria em 36 meses. A primeira parcela começaria a ser paga a partir de janeiro do ano que vem.

Ainda segundo a proposta, o ato de concessão das progressões, daqueles que estiverem de posse das condições necessárias para a evolução funcional, se dará imediatamente após o acordo ser firmado “Ou, após o acordo, quando o servidor adimplir as condições necessárias para tanto”, diz a proposta.

Segundo informações da Secad, cerca de 7.100 servidores devem receber as progressões.

“São mais de sete mil famílias, até agora, lesadas, que certamente estão contando com esse dinheiro. Precisamos de agilidade. Vamos, juntamente com os demais sindicatos, apresentar uma contraproposta”, confirmou o presidente do Seet.

Na próxima quinta-feira, 29, está marcada uma nova reunião. Representantes da Saúde e do Quadro Geral irão debater, com membros do governo as alterações do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações (PCCR’s). (Ascom Seet)