Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O MMA – Ministério do Meio Ambiente beneficiará oito municípios tocantinenses com o PPCerrado – Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado. Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium e Santa Rita do Tocantins integram a lista de 53 municípios brasileiros que receberão recursos do Governo Federal, para ações de monitoramento e controle do desmatamento, recuperação de áreas degradadas e incentivo a atividades econômicas sustentáveis.

O secretário da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divaldo Rezende, considerou positivo para o Tocantins a inclusão dos municípios tocantinenses nas áreas prioritárias para recuperação do cerrado. “São regiões onde, historicamente, o cerrado é bastante castigado, até mesmo pela falta de estrutura dos municípios para implementar ações de controle do desmatamento e das queimadas. Por isso consideramos bem vinda a ajuda do Governo Federal”, avaliou.

A lista dos municípios brasileiros beneficiados pelo PPCerrado foi divulgada nesta segunda-feira, 26, pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com a assessoria do MMA, entraram para a lista os que sofreram desmatamento em área superior a 25 quilômetros quadrados entre 2009 e 2010, e que, em seu território, têm mais de 20% de cobertura vegetal nativa, unidades de conservação, terras indígenas e quilombolas.

O Plano também inclui ações para o ordenamento territorial e medidas de manutenção de aéreas nativas. “O PPCerrado implementará ações que condizem com o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, como o do Cadastro Ambiental Rural do Tocantins e a ampliação de áreas protegidas para a conservação da biodiversidade”, concluiu. (Ascom/Semades)