Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins(SINTRAS) protocolou na última segunda-feira, 26, um ofício reivindicando o pagamento de adicional noturno para os servidores que laboram a noite nas unidades de saúde do estado.

O adicional noturno é um direito constituído em lei, concedido a todo e qualquer servidor que trabalham no período da noite. É o que diz o artigo 12 da Constituição Federal, o Estatuto do servidor público e PCCS da saúde Lei 1588 de junho de 2005, além de a remuneração ser superior aos que laboram durante o dia.

O presidente do Sintras, o enfermeiro Manoel Miranda, reflete que a situação está insustentável, pois a falta de pagamento deste benefício aos servidores tem acarretado graves prejuízos financeiros aos servidores da saúde do Estado. “Hoje tem funcionários que estar sem receber o referido adicional há dois anos. Além da inclusão imediata deverá ser feito imediatamente o pagamento do retroativo desde a data que o servidor adquiriu o direito”, diz o presidente.

Segundo o Sindicato, esta é uma reivindicação que o Sintras vem fazendo há bastante tempo e que os servidores não podem mais esperar pela boa vontade do governo.

“Solicitamos ainda que esta reivindicação seja incluída na reunião agendada para esta quinta-feira, 29, as 16 hs, na Secad, que tem como pauta a reformulação do Plano de Cargos Carreira e vencimentos dos servidores em saúde do Estado do Tocantins.Após esta data o Sintras tomará outras medidas para resolver este problema, pois a categoria não pode esperar mais”, acrescenta, Miranda. (Ascom Sintras)