Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado federal Angelo Agnolin (PDT) usou da tribuna da Câmara dos Deputados para congratular o primeiro balanço das obras do PAC 2 referentes à 2011. Para o deputado, o Governo Federal inaugurou desde 2007 - quando lançou o programa - uma nova esteira de desenvolvimento em todos os setores da economia, o que de fato, resultou em investimentos públicos e privados além de significativo aumento do emprego e da renda dos brasileiros.

Conforme enumerou Agnolin, o PAC 2 já executou 204 bilhões de reais em obras, o que representa 21% dos 955 bilhões previstos para investimentos entre 2011 e 2014. “Os recursos empenhados aumentaram 19% entre 2010 e 2011, passando de 29,7 bilhões de reais para 35,4 bilhões. Na comparação com 2007, o aumento foi de 121%” observou. Os investimentos em transportes, relatou, somaram 6,1 bilhões, aplicados na conclusão de 628 quilômetros em rodovias.

Ainda em uso da palavra, Agnolin destacou que o Tocantins tem colhido amplos benefícios, principalmente nos setores de logística e transporte, habitação e saúde. “Já está em execução trechos das BRs 153 e 242, além de parte da Ferrovia Norte-Sul, no subtrecho que vai do município goiano de Anápolis a Palmas. Outra obra de grande importância para a região, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, está em fase de estudos no trecho que liga o município baiano de Barreiras a Figueirópolis, no Tocantins” elencou.

No que tange o desenvolvimento habitacional, estão previstos investimentos, até 2014, de 6 milhões 310 mil reais na construção de novas casas e de 214 milhões 540 mil reais na urbanização de assentamentos precários. Já na saúde, serão investidos no Tocantins 5 milhões e 800 mil reais na construção de 18 Unidades Básicas de Saúde em 8 municípios.

Na avaliação do parlamentar, são dados positivos que indicam que o Brasil retomou, de fato, o planejamento em infraestrutura ao priorizar obras estruturantes. “O Estado brasileiro está chegando a lugares onde por muitos anos esteve ausente, e que finalmente receberão esgotamento sanitário, unidades básicas de saúde e melhorias habitacionais” comemorou.

Ao finalizar seu pronunciamento, Agnolin agradeceu o empenho da presidente Dilma Roussef por sua atenção dada ao desenvolvimento de regiões, ora desassistidas pelo Governo. “Quero, pois, em nome do povo tocantinense, saudar os investimentos e as obras realizadas em cada pequeno e grande município do estado, iniciativas responsáveis pela construção de um Tocantins melhor” finalizou. (Assessoria de Imprensa)