Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos condecorou neste último domingo, 1º de abril, no grau de comendador, José Pereira da Silva (Sinó), pioneiro de Darcinópolis. Sinó completou 100 anos de idade no dia 19 de março passado. Ele recebeu o título de comendador da Ordem do Mérito Tocantins por seu exemplo de vida honesta e trabalhadora e por sua luta em defesa da criação do Estado do Tocantins.

O ato foi assinado pelo governador Siqueira Campos e pelo chanceler da Ordem, Renan de Arimateia Pereira, na presença de lideranças locais e da comunidade de Darcinópolis.

José Pereira da Silva chegou de volta ao Norte de Goiás (sua família já havia morado antes no Bico do Papagaio) no ano de 1958. Por influência da construção da rodovia Belém/Brasília morou no local denominado Regalo e em 1977 chegou ao povoado da Ribeira, hoje cidade de Darcinópolis, nome dado pelo então deputado federal Siqueira Campos, em homenagem ao líder nortense Darci Marinho, representante de Tocantinópolis, que teve parte de suas terras desmembradas para criação do novo município. (Secom)