Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira, 10, os dados mais recentes da pesquisa Vigitel - Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, onde aponta que 40% da população adulta da capital está acima do peso. Os dados do Vigitel são divulgados anualmente pelo Ministério da Saúde para traçar um diagnóstico da saúde do brasileiro, a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade físicas.

Segundo a gerente de Fatores de Risco e Proteção à Saúde da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, Máyra Symone Ribeiro este dado é preocupante, pois o excesso de peso e a obesidade podem trazer diversos problemas de saúde como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, infarto, trombose, embolia e arteriosclerose, além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono e até alguns tipos de câncer.

Para reverte este quadro o Ministério da Saúde em conjunto com o Estado e municípios estão implantando o programa Academia da Saúde, pólos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer, onde serão desenvolvidas ações de promoção da Saúde.

No Estado, 41 municípios foram contemplados com incentivos que variam de R$ 100 a R$ 180 mil para a construção destes pólos. “Além disso, a Sesau está elaborando o Plano de Enfrentamento para as DCNT – Doenças Crônicas não Transmissíveis, cujo objetivo é monitorar as doenças crônicas e seus fatores de risco, como tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, uso e abuso de álcool e drogas, visando a redução da morbimortalidade por essas doenças no Estado”, disse a gerente.

Fumantes

Outro dado divulgado pelo Vigitel que merece atenção, em Palmas é a redução de fumantes, pela primeira vez na pesquisa houve redução neste quesito. Hoje temos apenas 13% da população adulta fumante na Capital.

Mais informações

O Vigitel tem o objetivo de monitorar a frequência e a distribuição de fatores de risco e proteção das doenças crônicas não transmissíveis em todas as capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de entrevistas telefônicas realizadas em amostras probabilísticas da população adulta, residente em domicílios servidos por linhas fixas de telefone em cada cidade. O Vigitel é realizado anualmente e teve início em 2006.

Municípios contemplados

Aliança do Tocantins, Alvorada, Ananás, Araguaína, Axixá do Tocantins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Centenário, Chapada da Natividade, Colméia, Crixás do Tocantins, Esperantina, Fátima, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Muricilândia, Natividade, Novo Alegre, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pau D’Arco, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Piraquê, Ponte Alta do Bom Jesus, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, Tocantínia e Tupiratins.(Ascom Sesau)