Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Colégio de Líderes da Comissão Mista de Orçamento da União (CMO) se reuniu na tarde de hoje (10) no Congresso Nacional em Brasília, para discutir as normas e diretrizes do funcionamento da Comissão neste ano de 2012. Além da definição do cronograma de trabalho para o ano, os líderes discutiram a indicação dos relatores setoriais e definiram a pauta da primeira reunião, realizada no final da tarde. O processo de discussão do Orçamento da União 2013 começa até o final do mês, a partir da definição dos relatores setoriais.

O senador João Ribeiro, um dos líderes presentes, elogiou a composição da nova Mesa Diretora da Comissão, que inclui o senador Vicentinho Alves (PR) na 3ª vice-presidência. O presidente da CMO este ano é o deputado Paulo Pimenta (PT/RS). O relator do Orçamento 2012 é o senador Romero Jucá (PMDB/RR) e o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE).

Colégio de Líderes da CMO

Embora não tenha registro de suas atribuições em qualquer ato normativo do Congresso Nacional, o Colégio de Líderes da CMO representa na prática o colegiado mais importante da discussão do processo orçamentário no parlamento brasileiro.

Alem de ser o principal órgão consultivo do presidente da Comissão para definição de pauta, escolha de nomes a serem convidados para audiências públicas e para as principais tomadas de decisões da Comissão, o Colégio de Líderes é o “termômetro” das discussões e decisões que serão tomadas pelo Plenário da Comissão. Cerca de 90% das decisões do Plenário, são antes definidas na Reunião de Líderes, reconhecem os assessores da Comissão Mista de Orçamento.

João Ribeiro

Embora este ano o senador João Ribeiro não pode compor a Comissão Mista de Orçamento da União. João Ribeiro ocupa a Segunda Secretaria do Senado Federal. Mas em razão do seu conhecimento em assuntos orçamentários, o Partido da Republico o indicou como seu líder junto a CMO. Este ano, João Ribeiro é o mais experiente parlamentar a participar do Colégio de Líderes da Comissão de Orçamento da União. (Ascom João Ribeiro)