Entre os dias 12 a 15 de abril, o Detran – Departamento Estadual de Trânsito realiza reuniões com 28 assentamentos e comunidades rurais, da região Sudeste do Tocantins, para orientação sobre a emissão da CNH – Carteira Nacional de Habilitação na zona rural.
As reuniões iniciaram na manhã desta quinta-feira, 12, no município de Silvanópolis com duas reuniões uma no assentamento Amarrio e outra na Comunidade Bandeira. Às 14h30 a reunião será realizada no P.A Santa Tereza II. Depois a equipe segue para o município de Santa Rosa onde participa de mais duas reuniões com quatro comunidades: P.A Carajás e Bom Jesus, Comunidade Cangas e Morro São João.
Até domingo, 15, o Detran visitará mais sete municípios da região, são estes: Chapada da Natividade, Natividade, Almas, Porto Alegre, Dianópolis, Novo Jardim e Aurora. A visita do Detran às comunidades rurais é uma solicitação do deputado estadual José Roberto (PT).
“Durante a campanha a emissão de carteiras de habilitação dentro dos assentamentos era a terceira maior reivindicação dos trabalhadores e é uma grande necessidade, pois a maioria possui veículo, mas não tem habilitação e andam na clandestinidade e se escondendo de fiscalização”, disse o parlamentar.
O processo para emissão das CNH’s na zona rural inicia com a visita do Detran nas comunidades para orientação sobre os procedimentos e importância da regularização dos assentados quanto à habilitação. Em seguida uma autoescola visita a comunidade para iniciar o processo e negociar o valor e formas de pagamento de cada carteira.
Miracema
Na quarta-feira, 11, a equipe do Detran visitou cinco assentamentos do município de Miracema, cerca de 400 pessoas estão inscritas para iniciar o processo de emissão das carteiras. (Assessoria de imprensa José Roberto)