Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A exemplo da edição anterior, que foi um sucesso, as comemorações da Semana do Índio de 2012 estão movimentando Taquaruçu, distrito de Palmas. Mais uma vez representantes da etnia Krahô estão sendo homenageados no 2° Encontro Indígena no Ponto de Cultura “Canto das Artes”. A semana, que teve início no último domingo, 15, segue até sexta-feira, 20, com ampla programação, com exposição fotográfica e mostra de filmes indígenas, entre outras atividades.

Um dos pontos altos dessa edição foi o lançamento do filme “Hotxuá”, produzido e dirigido pela atriz global Letícia Sabatella, que esteve presente ao evento na quarta-feira, 18, no Sesc de Palmas.

Já na quinta-feira, 19, às 9h, representantes indígenas das etnias do Tocantins foram recebidos no plenário da Assembleia Legislativa, quando puderam expor seus problemas e articular com os parlamentares futuros eventos e projetos que beneficiem suas comunidades.

Nesta sexta-feira, pela manhã, os indígenas participam de caminhada e vivências por trilhas e cachoeiras de Taquaruçu e a noite a partir das 20h, serão homenageados com um show de artistas regionais no Anfiteatro da Praça Joaquim Maracaípe em Taquaruçu.

Os Krahôs, mais uma vez homenageados pelo Canto das Artes, vivem nos municípios de Itacajá e Goiatins. São do Tronco Linguístico Macro-Jê, Língua JÊ, Familia Timbira e sua população é de cerca de 3 mil pessoas, morando em 23 aldeias. Atualmente a população indígena no Estado é de aproximadamente 12 mil habitantes. (Assessoria de Imprensa)