Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vice-governador João Oliveira (PSD) recebeu na manhã desta última, quinta-feira, 19, lideranças indígenas, que estiveram no Palácio Araguaia acompanhados do coordenador da Funai no Tocantins, Cleso Fernandes de Moraes, e da coordenadora substituta Meiriam Silva M. Leite.

Os povos indígenas do Tocantins estavam representados por Getúlio Krahô, presidente da Cooperativa das Aldeias Indígenas Krahô (Kapey); Avanilson Karajá (Xamiboá), Amaré Krahô-Canela, Genildo Pancararu e Ivan Guarani, respectivamente presidente, vice-presidente, secretário e membro da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (UNEIT); Walter Krahô e Francisco Huyño Krahô.

Os indígenas, assim como os coordenadores da Funai no Tocantins solicitaram uma audiência com o governador Siqueira Campos para expor os problemas enfrentados pelas diversas nações que habitam o Estado, com uma população total de 12.000 indígenas.

Tanto o vice-governador João Oliveira quanto a secretária Chefe de Gabinete, Jaysa Santos, se comprometeram em serem porta-vozes das reivindicações das lideranças indígenas. Ao final da reunião, todos desceram ao subsolo do Palácio Araguaia para apreciar a exposição de bonecas Karajá, cujo ofício e modo de fazer (Ritxoko) foi recentemente declarado Patrimônio Cultural do Brasil.

A exposição faz parte das comemorações pelo Dia Nacional do Índio em solo tocantinense.