Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os pólos de Palmas, Paraíso do Tocantins, Goiatins e Araguaina já receberam a equipe da Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, para a realização da Capacitação de Agentes Multiplicadores para Erradicação do Sub-registro, a equipe agora chega aos pólos de Porto Nacional, Gurupi e Araguatins.

Em Porto Nacional, a capacitação ocorre no Centro Cultural Durval Godinho de 22 a 24; em Gurupi ocorre de 23 a 25 no Centro Cultural Mauro Cunha e em Araguatins, será na Câmara Municipal entre os dias 23 a 25, em abril.

As ações são realizadas por meio de convênio entre o Governo Federal, através da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República e o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Justiça e Direitos Humanos.

O objetivo dessas capacitações é a criação de agentes multiplicadores nos municípios para que possam realizar mobilizações e repassar os conhecimentos adquiridos, contribuindo assim com a erradicação do sub-registro e a ampliação do acesso à documentação básica.

O conteúdo programático abordará: autoestima e motivação, atendimento e orientação às mães de recém-nascidos para o acesso ao registro de seus filhos nascidos, ética e cidadania, direitos fundamentais e a abordagem do registro civil de nascimento e dos direitos fundamentais na normativa internacional/nacional.