Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Nove editais de incentivo à pesquisa são lançados pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), nesta quinta-feira, dia 26. O evento acontece no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 14 horas e contará com as presenças do governador Siqueira Campos; e dos presidentes do CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Gláucius Oliva e do Confap – Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo a Pesquisa, Mário Borges Neto.

De acordo com a presidente da FAPT, Andrea Stival, os editais irão englobar diversas áreas do conhecimento e um deles deve beneficiar, inclusive, alunos do ensino médio. “Estamos inovando em contemplar a participação de pesquisadores em eventos científicos internacionais e também com a realização do Programa Teotônio Segurado, que será apresentado nesta quinta. Além disso, a Fundação está regionalizando os recursos destinados à pesquisa, proporcionando a participação de pesquisadores de todos os municípios tocantinenses, por meio de cotas para cada região do Estado”, afirmou.

Podem concorrer às bolsas pesquisadores vinculados às instituições de pesquisa e desenvolvimento públicas ou privadas, sediadas no Tocantins. Já a seleção dos projetos será feita por uma comissão formada por pesquisadores de outros estados e cada edital terá uma comissão específica com a participação de pesquisadores das respectivas áreas do edital. Os interessados podem obter mais informações pelo e-mail: ci@fapt.to.gov.br.

A presidente também ressaltou que o governo deseja fortalecer o desenvolvimento técnico científico, fazendo com que o Tocantins seja referência nacional no âmbito do desenvolvimento de pesquisas.“É para isso que estamos trabalhando desde a base, que é o ensino médio, até os profissionais mais habituados a realização de pesquisas. O desenvolvimento passa pela pesquisa e incentivar a produção científica no Tocantins é o principal objetivo da FAPT”, finalizou.