Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador João Ribeiro (PR) se reuniu nesta quarta-feira, 25, com o ministro dos Transportes, Sergio Passos e com o diretor geral do DNIT, Jorge Fraxe para acertar a agenda de inaugurações das travessias urbanas de Colinas do Tocantins, Guarai, Miranorte, Fátima e Nova Rosalândia ao longo da BR 153 - todas previstas para este ano. As obras foram executadas com recursos federais através de emenda parlamentar do senador ou do seu trabalho junto à Presidência da Republica.

Colinas será o primeiro município a ver a sua travessia inaugurada. A presença do ministro Sérgio Passos e outras autoridades federais já estão asseguradas festejou o senador. Por volta do dia 15 de maio faremos uma grande festa em comemoração à nova entrada da cidade de Colinas. A obra tem mais de oito quilômetros, com duplicação de asfalto e construção de pontes e viadutos.

Depois de Colinas, Guaraí será o próximo município a colocar em funcionamento sua nova travessia urbana. “Apesar das chuvas que atrapalhou muito o andamento das obras, conseguiremos inaugurar a obra que vai acompanhar todo o perímetro urbano, antes das férias de julho”, prevê o senador, que também já acertou a presença do ministro Sérgio Passos para inauguração da obra fiscalizada pelo DNIT.

Travessia de Paraíso

João Ribeiro aproveitou o encontro com o ministro para solicitar a inclusão da obra de construção do entroncamento de Paraíso do Tocantins entre as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Lembrando ao ministro que se tratava de obra essencial para a 5ª cidade mais importante do Estado, João Ribeiro ainda lembrou ao ministro que Paraíso, com 50 mil habitantes, já tinha sido administrada pelo ex-deputado e ex-governador do Tocantins, Moisés Avelino, “personalidade importante da história política do Estado e do país”. Sérgio Passos se comprometeu levar o assunto para o ministro do Planejamento “para locação imediata de recursos necessários para o início da obra”.

Duplicação da BR-153

O senador aproveitou o encontro com o ministro e o diretor do DNIT, para reforçar a importância da duplicação da BR 153 de Talismã, no extremo sul a Aguiarnópolis, no limite com Maranhão. A obra já foi autorizada pela presidente Dilma Rousseff, mas o projeto se encontra sem definição no Ministério. O ministro concordou que os 800 km de duplicação são imprescindíveis para o desenvolvimento da região norte e centro oeste do país e prometeu agilizar os procedimentos burocráticos para a aprovação do projeto defendido por João Ribeiro.

Ponte de Xambioá

Ao senador e ao diretor geral do DNIT, o ministro Sergio Passos confirmou a validade do empenho inicial da Ponte de Xambioá, cujo projeto executivo deve ser protocolado junto ao Ministério dos Transportes antes do final do mês do maio.

João Ribeiro voltou a defender a obra de ligação entre Tocantins e o Pará ao superintendente nacional do DNIT, general Jorge Fraxe lembrando que por ali circulam diariamente mais de 1.200 caminhões por balsa. O senador ressaltou que a obra de construção da Ponte de Xambioá já foi aprovada pela presidente Dilma e que agora se encontra sob responsabilidade do governo federal. Pela importância estratégica para a região norte, o ministro Sérgio Passos demonstrou especial interesse em acompanhar as obras de construção da Ponte de Xambioá que praticamente fará o entroncamento entre o Norte, Centro Oeste e a região Oeste do País.