Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O CineSESC exibe neste final de semana, 28 e 29, a última sessão da mostra especial Decálogo, do cineasta Krzysztof Kieslowski (1941-1996). Os cinéfilos poderão conferir duas sessões diárias, às 16h e às 19h30, do documentário “Ainda Vivo”, que narra a vida e obra do cineasta. A entrada é gratuita.

Kieslowski apresenta uma maneira particular de filmar, sempre atento a detalhes - um copo que cai, um menino olhando uma pomba, uma goteira no hospital - com uma extraordinária sensibilidade, que parece ser única entre seus contemporâneos.

De acordo com o promotor cultural em cinema do SESC, Wertem Nunes, o documentário além de abordar a vida do cineasta trata sobre o processo de criação do Decálogo. “A obra do diretor polonês Krisystof Kieslowski é impactante pela delicadeza e sensibilidade com que expõe os conflitos existenciais humanos. Kieslowski tem a capacidade, como poucos, de nos mostrar isso pela imagem eloquente de um plano. Nos emocionamos bastante com o documentário "Ainda vivo", que foi feito por amigos do diretor e que mostra a dimensão do cinema na sua vida e de como ele dedicou até as últimas forças pela arte e o ser Humano”, explica.

O CineSESC nos meses de março e abril exibiu Decálogo, um filme em dez capítulos e inspirado nos Dez Mandamentos. Nenhum dos capítulos de Decálogo carrega o preceito religioso indicado no título, nem se prende a algum mandamento específico. Em toda a série foi utilizada a mesma equipe técnica, com apenas uma exceção marcante, o diretor de fotografia, diferente a cada episódio, recurso este utilizado pelo diretor para que a obra não resultasse maçante ou monótona. Nas dez histórias, pessoas comuns enfrentam problemas cotidianos, que se manifestam em diversas camadas de significados, propondo uma discussão livre sobre temas universais da condição humana: amor, culpa, solidão, amizade, tristeza, ética e medo.

Programação:

Direção: Krzysztof Kieslowski
Gênero: Drama
País de origem: Polônia (Legendado)
Classificação: 16 anos
Local: CineSESC - Centro de Atividades de Palmas
Entrada: Gratuita
Informações: (63) 3212-9954-3219-9900

Dia 28/04 - Sábado
16h - ‘‘Ainda Vivo’’: Um filme sobre Kieslowski
19h30 - ‘‘Ainda Vivo’’: Um filme sobre Kieslowski

Dia 29/04 - Domingo
16h - ‘‘Ainda Vivo’’: Um filme sobre Kieslowski
19h30 - ‘‘Ainda Vivo’’: Um filme sobre Kieslowski (Assessoria)