Em nota encaminhada à imprensa, o PCdoB divulgou suas resoluções políticas e eleitorais aprovadas em reunião da legenda no último dia 28 e que traçam seus objetivos visando o processo eleitoral que inicia em junho.
De acordo com o presidente estadual do PCdoB, Davis Miranda de Souza, a meta inicial é formar uma aliança, em âmbito estadual, com o PSB e o PP. “E representará uma frente pelo desenvolvimento econômico e social do Estado em sintonia com o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento defendido pelo Partido e com o projeto desenvolvimentista iniciado por Lula e reforçado pela presidenta Dilma Roussef”.
Além disso, segundo a resolução do partido, o PCdoB deverá manter sua postura natural e formar uma aliança de oposição ao governador Siqueira Campos (PSDB). “Para a eficácia desse projeto torna-se fundamental reunir sobre o mesmo eixo de alianças os partidos da base aliada da Presidenta Dilma e de oposição ao governo Siqueira Campos”.
Outro ponto elencado pela resolução do partido comunista é a divulgação de alguns pré-candidatos a prefeitos para a eleição deste ano, incluindo o nome escolhido para encabeçar chapa na capital. “Nesse projeto algumas candidaturas a prefeito destacam-se: Na capital – Dr Walter Balestra e no interior em Formoso do Araguaia – Luciano Arruda; compondo ainda, com candidatos a vice-prefeitos em diversas cidades”.
Mesmo anunciando uma frente com PSB e PP, o PCdoB anunciou, contudo, que não pretende descartar aliança com outros partidos no processo eleitoral, conforme sua resolução. De acordo com o documento, “no sentido de viabilizar uma frente alternativa, que poderá atrair outros partidos como PMDB, PDT, PT, PR, PTdoB, PSDC e demais partidos da base federal, à prefeitura”.
Confira a íntegra da resolução do PCdoB:
RESOLUÇÃO POLÍTICA E ELEITORAL DA DIREÇÃO ESTADUAL DO PCdoB 2012
PCdoB no Tocantins divulga Resolução Política e Eleitoral para 2012
A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil - PCdoB, reunida no último sábado dia 28 de abril de 2012, aprovou a seguinte resolução sobre o processo político eleitoral do Tocantins:
1) O PCdoB buscará em todos os municípios do estado construir candidaturas majoritárias vinculadas com o projeto desenvolvimentista do governo da presidenta Dilma Roussef;
2) Para a eficácia desse projeto torna-se fundamental reunir sobre o mesmo eixo de alianças os partidos da base aliada da Presidenta Dilma e de oposição ao governo Siqueira Campos;
3) O PCdoB apresenta dentro do projeto partidário para as eleições de 2012, o lançamento de várias candidaturas majoritárias no estado. Nesse projeto algumas candidaturas a prefeito destacam-se: Na capital – Dr Walter Balestra e no interior em Formoso do Araguaia – Luciano Arruda; compondo ainda, com candidatos a vice-prefeitos em diversas cidades.
4) No caso de Palmas, o PCdoB trabalha intensamente na construção de um novo projeto político, democrático e desenvolvimento econômico e social. Apresentando chapa própria de vereadores.
5) Neste cenário, o PCdoB continua e intensificará o diálogo e buscará reforçar a unidade com os pré-candidatos do PSB e PP, no sentido de viabilizar uma frente alternativa, que poderá atrair outros partidos como PMDB, PDT, PT, PR, PTdoB, PSDC e demais partidos da base federal, à prefeitura.
Palmas, 28 de abril de 2012.
Comitê Estadual do PCdoB