Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agrotins, que já é considerada a maior Feira de Tecnologia Agropecuária da Região Amazônica, atrai um número de visitantes para a capital do Tocantins cada vez maior, o que causa impacto positivo para a rede hoteleira. Segundo informações da Abih - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Tocantins - dentre os eventos realizados em Palmas, em 2011, a Agrotins foi o que provocou a maior taxa de ocupação na rede hoteleira em Palmas.

Além da programação normal, em sua 12ª edição, a Agrotins sediará o Fórum Nacional de Irrigação, que deve atrair um número ainda maior de representantes de empresas e de governos de outros estados. Em 2011, a Feira recebeu mais de 68 mil visitantes, parte desse público veio de municípios do interior e de outros Estados, sobretudo do Pará, Maranhão, Bahia, Goiás e Mato Grosso.

De acordo com a representante da Abih, Nilce Gama, na última edição da Agrotins a maioria dos hotéis de Palmas ficaram 100% ocupados e muitos visitantes tiveram que hospedar nas cidades visinhas de Paraíso e Porto Nacional. “Para a rede hoteleira a realização da Agrotins é muito importante, porque há público para hotéis e pousadas de todas as categorias”, afirmou Nilce, completando que apesar dos participantes da Feira terem uma agenda cheia, há uma procura por restaurantes e bares da Capital, durante a Agrotins. “Eventos como Agrotins e a Feira do Livro movimentam muito a cidade”, acrescentou.

Ainda segundo a representante da Abih, apesar da perspectiva maior de visitantes para a Agrotins 2012 (sobretudo em razão da realização do Fórum da Irrigação), a rede hoteleira da Capital e das cidades vizinhas deve suprir as demandas da Feira. A gerente de hotel lembra a necessidade dos participantes em fazer reservas para evitar possíveis transtornos.

Hotéis em Palmas
De acordo com a Abih, no último ano a Capital ganhou dois novos hotéis e ao menos outros quatro passaram por reformas e ampliação. Ao todo, Palmas conta com 52 hotéis e pousadas e oferece 2.227 leitos. Nós próximos dois anos, ao menos seis novos hotéis, que já estão em construção, serão inaugurados na cidade. Segundo o IBGE, em todo Brasil são mais de cinco mil estabelecimentos de hospedagem. (Ascom Seagro)

Tags: Abih, Agrotins, Seagro