Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Saúde juntamente com a Cedec - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou ontem, terça-feira, 15 de maio, às margens do ribeirão São João, em Porto Nacional, o mapeamento de áreas de risco para enchentes e inundações, utilizando formulário próprio para este fim, com coleta de dados de precipitação, relevo, solo, georeferenciamento e perfil sócio-econômico das áreas.

Desenvolvido em conjunto pelas duas instituições, este formulário de Avaliação de Risco é um instrumento que permite, através das informações colhidas, avaliar o grau de risco de determinada área. O Projeto de Mapeamento de Áreas de Risco será utilizado em todo o Tocantins e servirá como instrumento para reduzir os desastres e espalhar a cultura de percepção de risco através de um sistema que seja eficaz.

A Sesau participa do projeto, através da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada aos Desastres Naturais – Vigidesastres, que tem como objetivo, desenvolver ações que reduzam a exposição da população ao risco de desastres, e de doenças e agravos decorrentes dos mesmos.

Participaram da ação, os técnicos do Vigidesastres, o engenheiro ambiental, Jean Marcel e o físico, Ullannes Passos Rios, além dos técnicos da Cedec, o tenente, Diógenes Madeira e o sargento, Pedro Medeiros.

O próximo município a receber o Projeto deMapeamento de Áreas de Risco, é Peixe, no dia 21 de maio. (Ascom Sesau)