Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Violência e abuso contra crianças e adolescentes estão no alvo de uma grande mobilização que a Prefeitura de Palmas prepara para o próximo dia 18. Orientação, caminhada e mobilização nas escolas estão na pauta.

O Dia Nacional de Combate à Violência, o Abuso e a Exploração Sexual, contra Criança e Adolescente, 18 de maio, será lembrado em Palmas com uma vasta programação sobre o assunto. As atividades começam nesta segunda-feira, 16, com uma mobilização na Avenida Taquaralto às 8h e tem como finalidade mobilizar toda a sociedade para o enfrentamento da violência sexual contra a criança e o adolescente.

“Está mobilização foi pensada para criar oportunidades e integrar as autoridades dos poderes públicos com o objetivo de estabelecer, compromissos que possam barrar as atrocidades que ocorrerem com milhares de crianças e adolescentes vitimados pelo abuso sexual intrafamiliar e pela exploração sexual comercial no Tocantins", afirma Robledo Suarte, secretário de Desenvolvimento Social.

Segundo Eliziana Ferreira dos Santos Guimarães, a programação será realizada através dos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) que irão passar dicas de como identificar, os sintomas de uma criança que possa estar sendo ou já ter sido vítima de violência sexual, além de orientar as crianças e adolescentes quanto à forma de agir diante de uma situação de abuso, exploração ou qualquer outro tipo de violência.

“Temos uma equipe técnica preparada para abordagem quando é detectado algum tipo de agressão. Após termos a confirmação da agressão sofrida, é mais complicado porque a vítima, assim como a família, está fragilizada, daí a importância de uma abordagem especializada, até ser diagnosticada a real situação e a partir de então encaminhar para o devido atendimento psicológico”, destaca Eliziana.

Para Denunciar - Dique: 100 - CREAS - 3218-5456

Programação

Dia: 16/05/2011, às 08h.

Abertura da Campanha, com mobilização na Av. Tocantins, Taquaralto.

Dia: 16/05/2011, às 14h.

Palestra com a Psicóloga do

CREAS Eliene Bandeira.

Apresentação Teatral com Célio Benvindo e CREAS.

Local: Escola Municipal Beatriz Rodrigues.

Dia: 17/05/2011, às 15:30h.

Palestra coma Psicóloga do CREAS Eliene Bandeira.

Apresentação Teatral com Célio Benvindo e CREAS.

Local: Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC

Dia: 18/05/2011, às 07:30h.

Palestra coma Psicóloga do CREAS Eliene Bandeira.

Apresentação Teatral com Célio Benvindo e CREAS .

Local: Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC