Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Termina nesta quarta, 23, a 73ª Semana Brasileira de Enfermagem e 14ª Semana Tocantinense de Enfermagem. O evento que está sendo realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Tocantins (Aben), acontece em Palmas, no auditório do Tribunal de Justiça e está previsto para ser encerrado às 19 horas. A deputada estadual Amália Santana (PT), que também é técnica em enfermagem, participou da programação durante uma mesa redonda sobre a “Atuação Política da Enfermagem no Cenário Tocantinense”.

O tema foi debatido pela parlamentar e pela prefeita do município de Lajeado, Márcia Reis, no fim da tarde deste terça, 22. Amália Santana falou da importância dos profissionais da área da enfermagem, “nós da enfermagem estamos sempre mais perto dos pacientes e esse é o nosso papel, humanizar o atendimento”, disse a parlamentar. Ela ainda relembrou que o seu trabalho na área a incentivou a entrar na vida pública, “a enfermagem que me levou à opção da vida pública, por conviver de perto com a realidade de muitas famílias aceitei o convite para poder contribuir mais e tive o total apoio dos meus pacientes”, afirmou.

Amália também falou sobre as lutas que a categoria ainda precisa enfrentar para garantir a valorização da classe, como às 30 horas para toda a categoria, independente do posto de trabalho e o aumento do piso salarial. Uma proposta que transita no Congresso Nacional prevê piso de R.600,00 para enfermeiro, sendo 70% desse valor para o piso de técnico e 50% para auxiliar. “Nós só vamos conquistar essa remuneração se nos unirmos e lutarmos com afinco. Contem comigo e aproveito para colocar o nosso mandato à disposição para buscarmos juntos a valorização da enfermagem”, garantiu a parlamentar.

Durante seu pronunciamento a prefeita de Lajeado Márcia Reis, também reforçou a importância da união da classe em prol do seu fortalecimento, “nós temos no Tocantins muito espaço para mostrar o poder da enfermagem, mas precisamos nos unir para mostrar a nossa força”, afirmou. A mesa redonda foi coordenada pela Conselheira do Coren – GO, Marísia Alves.

O debate foi acompanhado ainda pela presidente em exercício da Aben – TO, Aparecida Aragonez Maia, do presidente do Sindicato de Enfermagem do Tocantins – Seet, Ismael Sabino da Luz, Conselheiro do Coren-SP, Donato José de Medeiros, além dos demais integrantes da Aben-TO, profissionais e estudantes que participavam do evento.

Fetaet

A deputada Amália Santana foi representada na noite desta terça, 22, na abertura do 7º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Estado do Tocantins, pelo seu chefe de gabinete Freitas do PT e Herlan Torres, vice-presidente do Diretório Estadual do PT. O evento realizado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Tocantins (Fetaet) acontece até o próximo dia 25. Denominado “Congresso Edinamar da Silva Rocha”, na abertura o encontro reuniu trabalhadores, lideranças comunitárias e políticas, como o deputado Zé Roberto (PT) e Donizeti Nogueira, presidente do Diretório Estadual do PT. O evento tem o apoio de Amália Santana e está sendo realizado no Centro de Treinamento de Lideranças, na cidade de Miracema do Tocantins. (Assessoria)