Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Já em clima de viagem para o Congresso da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), os deputados não comparecerem à sessão ordinária da manhã desta quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa. Marcado para a próxima semana, o congresso promete esvaziar a AL e impossibilitar a realização de sessões ordinárias.

No painel o quórum para abertura da sessão chegou a ser atingido com a presença registrada de nove deputados; no plenário, contudo, cerca de três parlamentares acompanharam o encerramento precoce dos trabalhos.

O pedido para encerramento da sessão partiu do ex-líder de governo, deputado José Bonifácio (PR), que solicitou ao presidente em exercício, Eli Borges (PMDB) que terminasse a sessão por falta de quorum no plenário. Ao notar o número insuficiente de parlamentares, Eli transferiu a ordem do dia para a sessão subsequente e encerrou a sessão.

Eleições

Com a aproximação do processo eleitoral, o esvaziamento de sessões tem se tornado corriqueiro, assim como durante o processo eleitoral de 2010. Naquela ocasião, a Assembleia Legislativa chegou a decretar recesso para que os deputados pudessem se dedicar às eleições em suas bases.

Neste ano, por conta do excessivo número de pré-candidatos às prefeituras do Tocantins, a situação pode se repetir. A direção da Casa ainda não confirmou a previsão para um possível novo recesso eleitoral. Mas, se a situação de 2010 se repetir, pode se tornar uma possibilidade.