Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O Tocantins conta agora com o Fórum Regional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O órgão permanente foi lançado em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 31, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, que na ocasião representava o governador Siqueira Campos; do diretor do Departamento Nacional do Registro do Comércio do MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, João Elias Cardoso e outras autoridades estaduais, municipais e de representantes de entidades empresariais.

A implantação do Fórum tem como objetivo apontar e discutir problemas que atingem o empresariado, para posteriormente propor ações que gerem a melhoria do setor e culminem no fortalecimento empresarial. São participantes os órgãos governamentais e as entidades de apoio e representação do segmento.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Paulo Massuia, a entidade irá contribuir para o desenvolvimento de um ambiente favorável ao crescimento empresarial. “É uma forma de desenvolver as microempresas e empresas de pequeno porte, agregando conhecimento e criando novas perspectivas”, disse ele.

Massuia explicou que a implantação do Fórum faz com que o Estado seja capaz de implementar a Redesim, um sistema integrado que visa desburocratizar as ações de abertura e encerramento de empresas. “É algo previsto pela Lei das Micro e Pequenas Empresas, mas iremos implementar, de fato, agora. Esse sistema vai fazer com que o processo de abertura e encerramento de empresas ou de alterações contratuais sejam realizadas com mais agilidade”, disse ele.

O diretor do Departamento Nacional do Registro do Comércio do MDIC, João Elias Cardoso, ressaltou que, com o Fórum, o Tocantins irá contribuir para o fortalecimento do empresariado. “O Fórum vai propor facilidades e vai encorajar as pessoas que trabalham na informalidade a buscarem a formalização. Assim, eles serão responsáveis por fazer a roda girar, pois movimentarão a economia, contribuirão com o Governo e ainda contarão com benefícios como o do INSS”, disse ele.

Conforme Massuia, a Redesim deve ser implantada em todas as cidades tocantinenses que possuem acesso a internet. “Esse é o desejo do Governador, beneficiar todo o empresariado tocantinense”, finalizou o gestor. (Secom)