Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Alexandro de Castro, apresentou projeto do governo que discutirá ações com os municípios

Alexandro de Castro, apresentou projeto do governo que discutirá ações com os municípios Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Alexandro de Castro, apresentou projeto do governo que discutirá ações com os municípios Alexandro de Castro, apresentou projeto do governo que discutirá ações com os municípios

Dinamizar a economia local, gerando emprego e renda, é um dos desafios enfrentados pelos gestores municipais e será foco de um dos projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A proposta da realização de Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico foi apresentada pelo secretário da pasta, Alexandro de Castro, na manhã desta quarta-feira, 8, durante a abertura do Encontro dos Gestores Municipais 2017-2020, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas.

De acordo com o secretário, a realização do fórum irá facilitar o diálogo e o intercâmbio entre os atores locais e o Governo do Estado. “Nós queremos promover o crescimento descentralizado, levando em conta a vocação e a história de cada município, e ainda levantar potencialidades e oportunidades do Tocantins para o mundo”, destacou durante a apresentação.

Os 139 municípios do Estado foram divididos em quatro regiões e, em cada uma delas, o fórum acontecerá em momentos distintos, iniciando em março. A apresentação feita nesta quarta-feira deu início aos trabalhos da secretaria de sensibilização, na busca de envolver o maior número de prefeitos, secretários e demais interessados, buscando o engajamento dos mesmos para a realização dos encontros regionais.

A proposta, explicou o secretário, é, junto com prefeitos, secretários, representantes de diversas entidades e empresários, traçar ideias inovadoras e estratégias para o enfrentamento de crises e buscar resultados promissores, em especial, nas áreas de atuação da pasta, que envolve a cultura, o turismo, a ciência e tecnologia, principalmente com foco no desenvolvimento econômico regional.

Na ocasião, um questionário foi entregue aos prefeitos presentes, pela equipe da Seden, com perguntas sobre oportunidades e potencialidades dos municípios.

O evento

Com o tema A autonomia dos municípios e os desafios dos novos gestores, o evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretário e assessores, com o objetivo apresentar orientações aos gestores sobre as principais áreas da administração municipal e as obrigações constitucionais dos prefeitos.

Encerrando a manhã de abertura do Encontro dos Gestores Municipais 2017-2020, a vice-governadora do Estado, Claudia Lelis, destacou que a vida do país acontece nos municípios e que, por isso, o Governo do Estado é parceiro dos gestores municipais na busca de projetos e ações para o desenvolvimento dos municípios. “A palavra de ordem é união”, destacou a vice-governadora.