Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Após a realização dos seis mini-fóruns nas diversas regiões da capital, com objetivo de levantar as demandas culturais da cidade para construção do Plano Municipal de Cultura, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) redefiniu a data da plenária final para o dia 4 de julho, quando será apresentada uma minuta com as proposições e as moções levantadas nos fóruns comunitários, de forma que seja aprovada em audiência pública com ampla participação do poder público, sociedade civil e entidades que atuem no município.

O encontro estava marcado para o próximo dia 1°, porém a necessidade de um maior tempo para mobilização ocasionou marcar uma nova data para a audiência. Os mini-fóruns foram encontros estratégicos, realizados em ação conjunta entre o Cultura 10 (Fórum Permanente para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura - PMCP) e a FCP, os quais levantaram vários elementos que contribuirão com a construção do Plano.

A política cultural, a qual abrange temas como patrimônio, turismo, educação e transporte, rendeu muitas propostas nos mini-fóruns, que contaram com a presença de grupos, instituições, artistas, professores, e da comunidade em geral. Todas as propostas dos fóruns foram registradas em atas e serão sistematizadas no formato de relatório geral, observando os eixos temáticos definidos.

Os eixos temáticos compõem cinco grupos temáticos: 1) Memória, Patrimônio e cidade; 2) Cidadania e Cultura; 3) Gestão e financiamento da cultura; 4) Cultura e desenvolvimento sustentável; 5) Democratização e acesso aos equipamentos culturais.

Para desenvolver um processo de ampla mobilização social, foi adotada como metodologia a formação de grupos de trabalhos, compondo-se de assessoria de comunicação; mobilização; sistematização das ações e relatorias parciais; assessoria jurídica; comunicação interna e secretaria. A assessoria de comunicação criou o bloghttp://www.cultura10-to.blogspot.com.br/para ampliar as possibilidades de interação.

Plano Municipal de Cultura

O Plano Municipal de Cultura de Palmas implementará políticas públicas de Estado que garantam o acesso ao setor das culturas e das artes, tais como fomento, criação, produção, preservação, difusão. Focará também na economia da cultura que deverá ser pensada como um setor produtivo, pela consonância de ser um vetor de desenvolvimento econômico e incluir socialmente o cidadão, oportunizando uma cultura de paz.

O Plano deve ser pensado como estratégico para o desenvolvimento e sustentabilidade do planejamento e fomento das atividades culturais e artísticas, bem como para a valorização/preservação/revitalização do conjunto de bens materiais e imateriais, que contam e remontam a história de Palmas e sua estreita relação com o meio ambiente.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura para o decênio 2012-2021 será pautado pelos princípios norteadores do Plano Nacional de Cultura, conforme a lei n° 12.343, de dezembro de 2010.