Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta sexta-feira, 1°, o Festival de Filmes ambientais itinerantes dá início à programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1° a 12 de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa será a 18ª Semana do Meio Ambiente do Tocantins e 7ª Semana do Meio Ambiente de Palmas, numa realização do Governo do Estado, através da Semades – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, numa ação conjunta com a ATS – Agência Tocantinense de Saneamento, Prefeitura Municipal de Palmas e a Associação Tocantinense de Municípios.

O Festival irá percorrer os Colégios de Ensino Médio de Palmas, durante todo o dia. No período da manhã, o CEM Santa Rita de Cássia, Aureny I, receberá a sessão das 9h às 10h e no CEM Tiradentes, na região sul de Palmas, terá início de 11h às 12h. Já no período da tarde, a apresentação de filmes acontecerá no Colégio Estadual Dom Alano, no centro da cidade, das 15h às 16h e encerrando a programação de 17h às 18h será a vez do CEM Castro Alves, na região norte da Capital.

Durante a semana de comemorações, serão realizadas atividades educacionais para benefício do meio ambiente, com o envolvimento popular, onde os interessados poderão prestigiar ainda, intervenções artísticas, fórum e palestras, além de participar do mutirão de limpeza das praias da Capital. A programação completa pode ser vista através do item downloads no site: http://www.semades.to.gov.br.

A solenidade de abertura oficial das comemorações da Semana do Meio Ambienta acontecerá no dia 4 de junho, no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, a partir das 14h. Durante a programação haverá apresentações culturais, exposição de tecnologias e palestras para produção de energias limpas, apresentação dos resultados alcançados no Fórum Tocantins 23 Rumo a Rio +20, o lançamento da Campanha Cidade mais Limpa e do PACQTO 2012 – Programa de Ações de Controle das Queimadas do Tocantins, entre outros. O evento tem o objetivo de promover a sensibilização de todos os segmentos da sociedade a minimizar os impactos ambientais negativos causados pelos atuais padrões de geração e consumo.

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio da Secretaria das Cidades e do Desenvolvimento Urbano , Seduc – Secretaria de Educação, Secom – Secretaria de Comunicação, Secult – Secretaria da Cultura, Sesau – Secretaria da Saúde, MPE – Ministério Público Estadual, Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Saneatins – Companhia de Saneamento do Tocantins, Celtins – Companhia de Energia Elétrica do Tocantins, UFT – Universidade Federal do Tocantins, IDAHRA - Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Humano da Região Amazônica, Eco Terra e Natura Ativa. (Ascom Semades)