Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

OFestival do Minuto realiza, pela segunda vez em São Paulo e pela primeira vez no Tocantins, a edição do Festival do Minuto nas Escolas Públicas Estaduais de São Paulo, que recebe vídeos de até 60 segundos com Tema Livre.

Em 2012 o concurso será dividido em três categorias. As duas primeiras são para estudantes do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8 séries / 6ª a 9ª séries) e Ensino Médio. Mas, dessa vez, uma novidade: os professores também terão seu espaço, com uma categoria específica para a participação deles.

Todos os professores da rede pública estadual de São Paulo e Tocantins que tiverem uma ideia criativa que caiba num vídeo ou animação de um minuto podem inscrever seu(s) vídeo(s) e concorrer, assim como os alunos, a 3 laptops em cada um dos estados.

Em todas as suas ações realizadas em colégios públicos estaduais ao longo dos últimos três anos, o Festival do Minuto já alcançou 4186 escolase 954 inscrições foram realizadas em dois diferentes concursos promovidos pelo Festival em 2010. As inscrições foram provenientes de escolas de180 cidades do Estado de SP.

O projeto Escola do Minuto inclui ainda um portal de aulas online, owww.escoladominuto.com.br. Nele, alunos e professores contam com um precioso material para auxiliar na produção de vídeos de um minuto para todas as séries, mostrando o audiovisual como uma linguagem acessível, que pode ser utilizada em aulas e avaliações escolares.

O portal funciona após o preenchimento de um cadastro, simples e rápido, por professores e alunos. Entre os vídeos que docentes e discentes irão encontrar no site, estão depoimentos de realizadores e dicas do curador e diretor de cinema Marcelo Masagão, bem como da profissional de educação Moira Toledo. Eles fornecem dicas para a pesquisa de temas, de softwares de imagem e som, de iluminação, entre outros tópicos importantes para a produção e orientação dos vídeos realizados pelos estudantes e professores.

“O formato minuto propõe uma condensação de tempo que é desafiadora para se tratar de qualquer tema. Em uma palavra, a síntese é fundamental num mundo que produz uma infinita quantidade de informações a cada segundo que passa”, diz Marcelo Masagão, idealizador e curador do festival, à frente da iniciativa desde 1991.

O Festival do Minuto é uma ação transversal na escola que inverte uma série de inter-relações estabelecidas. Por exemplo: alunos passam a ensinar professores, uma vez que são muitas vezes mais familiarizados com muitas tecnologias”, completa Masagão.

O projeto está em fase de negociação para acontecer também este ano em outros dois estados: Paraná e Ceará.

Inscrições

Para se inscrever, os alunos do Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª séries / 6ª a 9º séries) devem enviar seus vídeos por meio do sitewww.minuteen.com.br.

Já os alunos do Ensino Médio e os professores participantes devem acessar o sitewww.festivaldominuto.com.brpara efetivar sua inscrição. O prazo final é 27 de outubro.

Ambas as categorias do concurso têm o apoio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e patrocínio da Sabesp. (Ascom Festival do Minuto)