Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A sessão de abertura da 13º edição do Festival Chico - Festival de Cinema do Tocantins contará com exibição do filme “Marcha Cega” com a presença do diretor, Gabriel Di Giacomo, e do produtor, Marcelo Botta, da Salvatore Filmes. A sessão acontece nesta terça-feira, 25, no Cine Cultura em Palmas, às 20 horas. A entrada é franca.

O filme tem estreia nacional na quarta-feira, 27, em 20 salas de cinema em todo Brasil, mas contará com pré-estreia exclusiva aos participantes da abertura do Festival Chico. O filme documentário retrata a violenta repressão policial nas manifestações em São Paulo que transformaram as ruas da cidade em verdadeiros campos de batalha, deixando jornalistas cegos, estudantes feridos e dezenas de presos políticos. “Essa marcha violenta segue sem enxergamos as profundas raízes ocultas pela densa neblina do gás lacrimogênio”, conta o diretor do filme.

Com 88 minutos de duração, a obra conta com depoimentos de nomes como Eduardo Suplicy e do tenente-coronel reformado da PM, Adilson Paes e Souza, e discute temas como a desmilitarização da polícia e a democratização real da segurança pública.

O diretor e o produtor de Marcha Cega, Gabriel Di Giacomo e Marcelo Botta participam, logo após à exibição do filme, de um bate-papo com o público presente, apresentando curiosidades sobre as gravações e bastidores.

Perfis

A Salvatore Filmes foi instituída em 2013, a partir da parceria dos diretores Marcelo Botta e Gabriel Di Giacomo. Com uma vasta bagagem na formatação e direção de programas para TV, eles uniram suas competências para desenvolver e produzir seus próprios projetos. A veia vem da comédia, do humor inteligente e crítico, como os programas Foca News e Último Programado Mundo, produzidos em 2016, ambos em coprodução com a Fox. Hoje, a produtora possui o canal Amada Foca no Youtube com mais 395 mil seguidores, dois filmes de longa-metragem em coprodução com as produtoras Zencrane Produções Cinematográficas e Querosene Filmes – ambos em fase de captação. Integram, também, os projetos: o documentário Marcha Cega e a série documental ViajoLogo Existo - Primeira Temporadacom previsão de lançamento/ exibição no segundo semestre de 2018.

Festival

Diariamente serão exibidas produções de todas as mostras – Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins. Já no sábado, 29, haverá programação voltada para formação em audiovisual, com rodas de conversas e palestras, ministradas pelos jurados e curadores do Festival Chico, gestores, pesquisadores e realizadores.

Programação

A abertura oficial acontece nesta terça-feira, 25, às 20 horas. Porém, a programação já se inicia no período da tarde com programação no Cine Cultura e CineSesc. O Cine Cultura, no Espaço Cultural de Palmas recebe a Mostra Infância com exibição dos filmes A Câmera de João (GO), Meu Pequeno Herói não Sabe Voar (SP), O Menino Leão e A Menina Coruja (DF) e A Fuga (SP).

Já no CineSesc serão exibidos os filmes da Mostra Regional com Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Não Falo com Estranhos (BA), Só na Legenda (MA), Até que a última Luz se Apague (AM) e Piracema (TO).

Terça-feira, 25

Cine Cultura – A partir das 15h30

Mostra Infâncias

- A Câmera de João (GO). Direção: Tothi Cardoso. Produção: Luana Otto

- Meu Pequeno Herói não Sabe Voar (SP). Direção: Pedro Jorge. Produção: Lara Lima

- O Menino Leão e A Menina Coruja (DF). Direção: Renan Montenegro. Produção: Akira Martins

- A Fuga (SP). Direção e produção: Douglas Alves Ferreira

CineSesc – A partir das 16 horas

Mostra Regional

- Canção do Amor Perfeito (PA). Direção: Fernando Segtowick e Alexandre Nogueira. Produção: Brenda Silvestre, Fernando Segtowick e Thiago Pelaes

- Voyeur (GO). Direção: Túlio Queiroz. Produção: Naira Rosana

- Não Falo com Estranhos (BA). Direção: Klaus Hastenreiter. Produção: Moara Rocha

- Só na Legenda (MA). Direção e produção: Naira Maria

Até que a última Luz se Apague (AM). Direção e produção: Willimes Fery, Arnaldo Barreto e Tercio Silva

- Piracema (TO). Direção e produção: Claudio Macagi

Ficha Técnica

Realização: Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria do Audiovisual

Realização e produção: Jubalina Produções

Correalização: Centro de Imagem e Som

Coprodução: Produza Studio Criativo

Comunicação: Cumbuca Criativa e A Barraca

Apoios: Prefeitura de Palmas, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Comunicação; Secretaria de Estado da Educação; Mixirica Produções; Revista de Cinema; Mistika Post; Mzn Filmes; Conexão Centro-oeste-Norte-Nordeste, Serviço Social do Comércio Tocantins E Universidade Federal do Tocantins.

Organização

Direção executiva: Juliane Almeida

Coordenadora de Produção: Stella Antunes

Produtor Técnico: Tales Monteiro

Making of: Jeferson Nascimento

Delivery: Diego e Márcio Mazaron /MZN Filmes

Coordenadoras de Comunicação: Fernanda Veloso e Thuanny Vieira

Assessora de comunicação: Cinthia Abreu

Designer: Emanuella Reis

Fotógrafo: Nielcem Fernandes

Redes Sociais: Marina Bitar

Web programador: Roberto Pires

Voluntários de Comunicação e Produção: Aline Diniz de Oliveira, Marina Andressa de Sousa, Nilsson Rodrigues Neres Junior, Paula Suzane Costa Ferreira

Produção de Residência Internacional: Thuanny Vieira

Consultoria de Residência Internacional: Denise Jancar

Produção de Itinerância: Silvana Barbara e Stella Antunes

Curadoria Mostras Brasil e Tocantins: Edu Fernandes e Juliane Almeida

Curadoria Mostra Infâncias: Edu Fernandes e Juliane Almeida

Curadoria Mostra Regional: Edu Fernandes, Juliane Almeida e Marcelo Ikeda

Júri Técnico Chico 2018: Denise Jancar, Marcelo Ikeda e Sérgio Soares

Design e confecção Troféus Chico 2018: Elpidio de Paula

Confecção auxliar: Leromanual

Agência de viagens: WA viagens e turismo

Restaurante: Raízes Gastronômicas

Produtoras Parceiras: Fluxo Criativo; Viuller Murtiartista, BR 153 filmes