Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O júri técnico elegeu o documentário Labirinto de Papel como o grande vencedor da Mostra Tocantins do 13º Festival de Cinema Chico. O documentário em curta metragem conta história de um grupo de pesquisadores do Tocantins que busca elucidar eventos envolvendo militantes e o exército durante o período da ditadura civil-militar brasileira na região do então norte de Goiás.

O filme, dos sócios André Araújo e Roberto Giovannetti, da SuperOito Cine, também levou os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Roteiro. A premiação dos melhores filmes aconteceu no último sábado, dia 29 de setembro. Ao todo, a SuperOito Cine ficou com 5 Estatuetas.

Também dos mesmos produtores, o filme Olhai por Nós, documentário em curta metragem que converge para o audiovisual a história do desenvolvimento da peça teatral de mesmo nome, desenvolvida pela Lamira Artes Cênicas, ficou em segundo lugar do júri técnico, levando as estatuetas de Melhor Fotografia e Melhor Edição.

 “Festivais como este nos dão motivação para continuar na lida do cinema. Não é fácil produzir. Apesar de termos editais nacionais que tornem possíveis produções regionais, os gestores deixam passar a possibilidade de trazer este recurso para o Estado e para prefeituras. Aqui no Tocantins, apenas a prefeitura de Palmas lançou edital para cinema e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) tem edital de fluxo contínuo para que as prefeituras de cidades menores apoiem a sétima arte. Também é bom lembrar que não temos nenhum programa de isenção fiscal no estado ou nos municípios que nos permitam captar. Desta forma, ficamos amarrados a captar em grandes empresas que não tem vinculo com o Tocantins, desconhecem a nossa realidade”, pontuou André Araújo.

“Mostramos que não nos falta capacidade técnica de produzir. Temos bons profissionais, somos criativos, mas Isso que André falou é bastante sério. A nossa produtora mesmo tem projetos em andamento que poderiam ser muito melhor elaborados e ganhar mercado se pudéssemos captar localmente”, completou Roberto Giovannetti. 

Outros projetos

A produtora dos dois, a SuperOito, está com dois projetos com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) em pré-produção. Um é o longa metragem O Comedy Club, que contará com o ator e humorista Paulo Vieira no elenco. O longa, selecionado no edital Procine/FCP/FSA da prefeitura de Palmas, contará a história de um comediante que volta para sua terra e revoluciona a pequena cidade do interior.

Também na esteira de produção com recursos do FSA, em parceria com a Tapioca Produções, está a série documental O Silêncio que Canta por Liberdade, fruto do edital Prodav para TV’s públicas. A série vai percorrer a Rodovia Transamazônica, longa estrada da ditadura projetada para ser a rodovia da integração nacional, partindo do marco zero em Cabedelo na Paraíba e passando pelo Ceará, Pernambuco e Bahia. A ideia é revelar personagens, anônimos ou famosos, a história calada pelo momento histórico que reuniu e separou artistas pelos cantos do país transbordando expressões em todas as artes.

Em fase de filmagem, está o registro em forma de documentário do caso da menina Laura, desaparecida em 2016 e que até hoje não há pistas do que houve ou mesmos suspeitos.