Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O palco para um dos maiores eventos ecumênicos da Região Norte do Brasil tem endereço novo em 2012. O Campus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins sediará o 13º Movimento pela Vida, nos dias 06, 07, 08 e 09 de junho. Este ano o evento tem como tema “Manter o Prumo e não perder o rumo” e contará com mais de 100 atividades gratuitas que vão desde palestras, vivências, oficinas a prática esportiva e produção artística.

A abertura está marcada para o dia 6 de junho, às 18 horas, com apresentação de capoeira, ritual do Turimbó, bênção macro ecumênica, com várias tradições religiosas, apresentação de música com os alunos da UMA – Universidade da Maturidade, e apresentação de uma música clássica do norte da Índia, Hindustani, em seguida, vem danças africanas e ciganas e uma palestra sobre o tema.

Este ano, a novidade será o Plantão Arte, com incursões artísticas durante toda a programação do Movimento pela Vida, com atividades como balé, declamação de poesias, apresentações de bandas, entre outras. Haverá a exposição “Entre Planos”, com o artista visual Wertem Nunes, no corredor da UFT.

Uma novidade da 13ª edição do Movimento Pela Vida é a abertura para discussão sobre o futuro da cidade de Palmas, com o tema Gestão Pública e Responsabilidade Social. No dia 08 de junho (terça-feira), às 10h, no Auditório CUICA, o jornalista Lailton Costa irá mediar uma mesa redonda com a presença dos pré-candidatos à prefeitura de Palmas. Será reservado um espaço de até 15 (quinze) minutos para cada participante expor seus projetos e ideias a respeito da gestão publica de Palmas. Logo após, haverá um debate democrático sobre as ideias expostas com a participação do público.

Além das palestras, haverá atendimento de massagem, jurídico, de tarô, de rumas, sala de recreação para crianças, oficinas de traça africana, sobre tratamento de pele, de origami, entre outras. As palestras vão versar sobre temas diversos como interpretação dos sonhos; heroínas e heróis negros, uma alusão a história da África; o direito do animal e haverá uma roda de conversa sobre os diversos olhares sobre o ecumenismo.

Haverá mesas-redondas sobre a diversidade religiosa, com Elianildo da Silva, do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Marga Stronher, coordenadora Nacional da Diversidade Religiosa, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O Movimento pela Vida caracteriza-se por utilizar uma metodologia diversificada por meio de atividades lúdicas, grupos de diálogo, mesas-redondas, oficinas, palestras, vivências, trilhas, passeios, sessões temáticas e interativas, orações, massagens terapêuticas, dança, cinema e debates. De acordo com Tânia Cavalcante, uma das organizadoras do evento, o destaque deste ano será o encontro dos saberes empírico e acadêmico, do sagrado com a arte. (Ascom do evento)