O programa de Formação de Empreendedores organizado pela Fundação Bunge, em parceria com o Sebrae, começou nesta última segunda-feira, 11. No primeiro módulo, com o tema Gestão de Estoques, o profissional terá a oportunidade de entender a importância da área para a estratégia do negócio, aprender a controlar, avaliar e gerenciar estoques. O objetivo do curso é reduzir a informalidade aumentar a competitividade dos empresários das cidades de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins.
Os três municípios integram o colegiado que está envolvido no trabalho de Desenvolvimento Regional que a Fundação Bunge implanta desde 2011. Entre outras ações que estão sendo desenvolvidas na região estão o Programa de Formação de Educadores, investimentos em projetos de Aterro Sanitário e universalização do saneamento básico, recuperação da Escola Agrícola em parceria com o Sesi e formação de um grupo de trabalho que integra poder público, sociedade e iniciativa privada, que visa determinar os caminhos do crescimento econômico sustentável regional.
“Nossa atuação junto ao empresário da micro e pequena empresa é no sentido de promover o fortalecimento da classe empresarial local. Vamos estimular o empreendedorismo, visando sustentabilidade, competitividade e lucratividade. Queremos que o gerenciamento dos negócios melhore e que as empresas locais alavanquem o crescimento e a qualidade de vida. Esta iniciativa é parte de um dos nossos principais pilares, que é o Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social”, afirma Claudia Calais, diretora executiva da Fundação.
A superintendente do Sebrae, Marcia Rodrigues reforça que sem planejamento é impossível alcançar a excelência e a sustentabilidade do negócio. “Toda empresa, independente do seu porte, não pode ficar a mercê da sorte. A gestão de estoques é uma etapa fundamental do planejamento, pois através dela o empresário pode controlar seus gastos, aumentando sua lucratividade. Enfim, onde há planejamento e busca por conhecimento, há crescimento e sucesso empresarial”, pontua.