Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Conselho Municipal de Cultura (CMC), em reunião extraordinária realizada no último dia 06 de junho, no Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho, acatou o pedido de afastamento do presidente do colegiado Odir Rocha, que se afasta motivado por questões de ordem pessoal. Na mesma plenária, os conselheiros convalidaram no cargo de presidente o atual vice-presidente do CMC, Cláudio Nogueira.

Segundo o ofício encaminhado a presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia, Odir Rocha renúncia a presidência do CMC e solicita licença como Conselheiro de Cultura da Câmara de Literatura para tratamento de saúde. Devido a isso,a conselheira suplente da Câmara de Literatura, a escritora Marinalva Barros, passa a responder como conselheira titular, temporariamente.

Os conselheiros de cultura deliberaram ainda sobre a reunião que será realizada no próximo dia 19 de junho, com a presença da presidente da Fundação Cultural de Palmas, Kátia Maia, para tratar exclusivamente do Fundo Municipal de Cultura e sobre a audiência pública marcada para o dia 04 de julho, quando serão apresentadas as propostas do Fórum Cultura 10, referentes ao Plano Municipal de Cultura de Palmas.

Na oportunidade, foi ainda discutido e aprovado pelo CMC o novo calendário para as reuniões ordinárias, que passam a ser realizadas na última terça-feira de cada mês, a partir de julho/2012; a criação de um Google Grupo para facilitar a comunicação em rede entre os próprios conselheiros e agilizar as decisões; convocação de eleições para a Câmara Setorial de Artes Visuais para o dia 27 de junho; abertura de cadastramento para novos interessados em participar das câmaras setoriais e encaminhamento de ofício à presidente da Fundação Cultural, parabenizando pela reforma do Theatro Fernanda Montenegro e implantação de disciplinadores de segurança nas imediações do teatro. (Ascom)