Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu nesta quarta-feira, 4, o ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha, aos 81 anos. Segundo informações, ele travava luta contra um câncer no fígado e estava internado em hospital particular da capital. 

Autoridades tocantinenses lamentam o falecimento. Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, Odir deixará saudade. "Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias", afirma a gestora, em nota. 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, disse ter tido o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas. "Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins", afirma Barbosa, em nota de pesar. 

Para a senadora Kátia Abreu, Odir era um médico renomado, atuante e que não deixava de lado as causas sociais e nem a política. E, na visão do deputado estadual Valdemar Júnior, Odir era uma figura pública sempre muito querida por todos. "Que deixa um legado importante para àqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava", declarou em nota de pesar. 

Casado com Dirce Rocha e pai de três filhas, Odir foi deputado federal, prefeito de Colinas e de Palmas. Era médico, poeta e político. 

Trajetória de Odir Rocha 

Escritor e membro da Academia Palmense de Letras, Manoel Odir Rocha nasceu na cidade de Araguari, Estado de Minas Gerais. Era médico, político, poeta e cronista. Formou-se em medicina, em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Em 1971, montou um pequeno hospital em Colinas de Goiás, onde permaneceu por 22 anos. Também foi professor do Colégio João XXIII e prefeito do município. Engajou-se na luta pró-criação do Estado do Tocantins. 

Em 1993 mudou-se para Palmas, onde atuou junto à gestão do então prefeito Eduardo Siqueira Campos. Em 1995 foi empossado deputado federal pelo Tocantins, licenciando-se do mandato para atuar no Governo do Estado, na função de secretário. Em 1996, foi eleito prefeito de Palmas, para o mandato de 1997 a 2000. Ao término do mandato, foi nomeado presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Tocantins, em 2001. 

Durante sua gestão como prefeito de Palmas, Odir Rocha foi investigado por denúncia de corrupção em seu governo, tendo sido, posteriormente, inocentado, enquanto alguns secretários, no entanto, foram condenados. 

Com o tempo, Odir Rocha passou a dedicar-se à literatura, paixão que o acompanhava desde o dia em que ganhou do pai, em 14 de julho de 1949, o seu primeiro livro: ‘Rui Barbosa para a juventude’ de Genésio Pereira Filho. Membro da União Brasileira de Escritores, Seccional de Goiás, era também membro Efetivo da Academia Tocantinense de Letras. Odir Rocha foi homenageado juntamente com o escritor Carlos Drummond de Andrade no 6º Salão do Livro do Tocantins realizado em 2010, pela Secretaria Estadual da Educação. 

Obras publicadas por Odir Rocha: Do amor à Terra; Auscultando a vida; Terracanto; 25 Caminhada; Ipobajá; Empina-se pipa na terceira idade?

Confira as notas de pesar:

Nota de Pesar da Prefeita Cinthia Ribeiro 

Um poeta, político, médico, esposo, pai, filho, amigo, irmão, avô. Quantas funções, quantas tarefas! Dr. Odir Rocha, o senhor deixará saudade. Um mineiro, que com o seu jeitinho manso, soube conquistar os tocantinenses, curou muitos, assistiu tantos outros, ouviu e contou muitas histórias.

Em outubro de 1996, foi eleito prefeito de Palmas. Anteriormente, foi chefe do executivo em Colinas-TO. À frente da gestão municipal, muito contribuiu com a Capital do seu tão querido Tocantins.

Diante da dor de perdermos um poeta, um homem íntegro, correto e admirável, nos faltam palavras para expressar nosso respeito e gratidão. Obrigada, Dr. Odir Rocha! Até hoje, Palmas não havia perdido nenhum de seus governantes.

Que Deus conforte o coração de sua família, em especial, o da dona Dirce Noda e suas filhas, netos e incontáveis amigos. Que Deus lhe acolha e console a todos nós que aqui continuamos.

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar do governador Wanderlei Barbosa 

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de maio.

Tive o privilégio de ter sido vereador durante o mandato de Odir Rocha como prefeito de Palmas, tendo acompanhado seu trabalho à frente do Executivo da Capital. Odir Rocha construiu uma história de homem público íntegro e sempre voltado para o bem do povo e crescimento de Palmas e do Estado do Tocantins. Médico dedicado ao bem estar de seus pacientes, Odir Rocha foi ainda deputado federal pelo Tocantins e prefeito de Colina do Tocantins. Além disso, exerceu diversos cargos no governo do Estado. Assim como na vida pública e na medicina, Odir Rocha se revelou exímio escritor, deixando poesias e contos eternizados em vários livros publicados.

À sua esposa Dirce Rocha, suas filhas, netos, demais familiares e amigos que, assim como eu, sentem a partida de Odir Rocha, desejo e clamo ao nosso eterno e bom Deus que envie o consolo de seu Santo Espírito para acalentar os corações enlutados nesse momento. A todos os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar da senadora Kátia Abreu 

É com profunda tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento do amigo Odir Rocha, 81 anos, que ocorreu hoje, 04, em Palmas, Tocantins.  

Casado com Dona Dirce Rocha e pai de três filhas, Odir foi deputado federal, prefeito de Colinas e de nossa capital, Palmas. Um médico renomado e atuante, sem deixar de lado as causas sociais nem a política.

Pai exemplar de três filhas, Odir Rocha deixa muitas saudades e um legado de amor, força, trabalho e determinação.

Aos familiares e amigos, transmito meu fraterno abraço, presto minhas sinceras condolências e rogo a Deus que os conforte nesse momento de dor e tristeza. 

Kátia Abreu

Senadora da República

Presidente do PP - TO

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota Oficial do deputado Osires Damaso 

Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e Colinas Odir Rocha.

Ele estava se tratando de um câncer no fígado e se encontrava internado num hospital de Palmas desde sexta-feira, 29. 

Médico por formação,  doutor Odir deixa um enorme legado político. Seja como prefeito, secretário municipal e estadual. 

Também deixa um grande legado cultural, pois era poeta, escritor, membro da Academia Tocantinense de Letras, da União Brasileira de Escritores, da Academia Palmense de Letras e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Minhas condolências à sua esposa, dona Dirce, suas filhas, e todos os seus familiares e amigos. Que o nosso Deus derrame bênçãos e os acolha nesse momento tão dolorido. 

Deputado Federal Osires Damaso

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do deputado Valdemar Júnior

Uma lamentável perda para nós, a partida do nosso amigo escritor, poeta e ex-prefeito de Palmas, Odir Rocha. Uma figura pública sempre muito querida por todos, que deixa um legado importante para aqueles que os conheciam, pois honrou o cargo que ocupou, sendo exemplo de coerência, trabalho e dedicação ao povo e a capital Palmas que ele tanto amava.

Meus sentimentos aos familiares, amigos,  admiradores e toda a população palmense pela perda deste grande líder que deixa sua marca e muitas histórias vivas em nossas memórias.

Valdemar Júnior

Deputado Estadual

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do vice-prefeito de Palmas, André Gomes 

É com tristeza que recebo a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha. Um dos primeiros a comandar a nossa capital, ele é parte importante da nossa história e participou diretamente para o desenvolvimento da cidade também como secretário.

Ele sempre teve o carinho e respeito com a nossa família, principalmente com o meu pai, Zé Gomes, com quem participou na instalação da Academia Tocantinense de Letras e ocupou o seu lugar após falecimento.
Neste momento de dor, desejo que Deus possa confortar os amigos e familiares do ex-prefeito. Também expresso o nosso sentimento de gratidão. Vá em paz!

André Gomes, vice-prefeito de Palmas

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do Deputado Vilmar de Oliveira 

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas Odir Rocha, 81 anos, ocorrido nesta quarta, 4.

Homem público, médico, poeta, escritor, marido, pai, Odir fez história e amigos por onde passou, desde o início de sua vida pública, ainda em Colinas.

Deixa sua história de trabalho em Palmas por sua atuação na década de 90, quando a capital dava importantes passos de ganho de musculatura e desenvolvimento.

Direcionamos os nossos sentimentos a toda família e amigos, especialmente aos membros da Academia Palmense de Letras, da qual Odir fazia parte com muito orgulho.

Deputado Vilmar de Oliveira 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar da deputada Cláudia Lélis, e do presidente do PV, Marcelo Lélis 

Com muita tristeza e pesar recebemos a notícia do falecimento do ex Prefeito de Palmas, escritor e poeta, Odir Rocha, nesta quarta-feira,04, após uma longa luta contra o câncer. 

Odir Rocha deixa um legado de trabalho prestado pelo Tocantins e sua marca na luta pela criação do Estado do Tocantins e na história de Palmas sempre será lembrada.

Tive o privilégio de trabalhar com o doutor Odir na Superintendência de Parques e Jardins de Palmas e juntos realizamos um trabalho que foi o início do processo de jardinagem da Capital. Os canteiros e praças de Palmas são símbolos da beleza da nossa capital e da força produtiva do nosso povo e isso sempre será um grande legado que tive o privilégio de construir com Odir Rocha.

Grande admirador da beleza e da arte, dr. Odir deixa também um legado para a produção cultural do nosso estado, dado o seu trabalho enquanto poeta e escritor e membro da Academia Tocantinense de Letras. 

Pedimos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares, assim como os nossos, e expressamos nosso profundo reconhecimento pelo trabalho prestado por Dr. Odir a todo povo tocantinense.

Marcelo Lélis - Presidente Estadual do Partido Verde

Cláudia Lélis - Deputada Estadual PV 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar do ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas 

Com tristeza, tomei conhecimento do falecimento do médico, escritor e prefeito de Colinas e Palmas no anos 1990 Odir Rocha, 81 anos, no início da noite desta quarta-feira, 4 de maio. Homem de muita sabedoria e um olhar mais do que especial para cuidar das pessoas, Odir Rocha foi um grande soldado na luta pelo Tocantins.

Criou com maestria as suas três filhas e depois os netos. Do seu legado, ficam centenas de escritos, como contos e poesias, além de livros. Foi deputado federal e era membro da APL (Academia Palmense de Letras), representando nosso querido Tocantins e também secretário de Estado.

De minha parte, fica o reconhecimento para uma pessoa de excelente trato e que sempre acreditou em um Tocantins melhor.

A todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força e conforto.

Ronaldo Dimas

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar dos Representantes do Sebrae/TO

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de Odir Rocha, líder político, médico e escritor, nesta quarta-feira (04). Ele deixa em seu legado a marca de uma gestão popular quando prefeito de Palmas (1996), bem como por suas narrativas nas linhas das obras publicadas e serviços prestados à população.

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

_Rogério Ramos - Presidente do Conselho do Sebrae_
_Moisés Gomes - superintendente do Sebrae_
_Eliana Castro - Diretora técnica_
_Jarbas Meurer - Diretor de Administração e Finanças_

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

É com profundo pesar que a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) recebe a notícia do falecimento do médico, político e poeta, Manuel  Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira,  04.

Profissional valoroso, dedicou sua vida à construção de uma saúde pública de qualidade, exercendo sua profissão de forma honrosa e exemplar, ainda no antigo norte goiano. 

Odir Rocha trabalhou ativamente na criação e consolidação do Estado do Tocantins, onde deixa sua marca de político atuante como prefeito de Colinas e de Palmas e deputado federal, ajudando a  concretizar os sonhos da  população tocantinense.

Escritor deixa um legado inspirador  para as próximas gerações, com suas prosas e versos que demonstram a grandeza do amor que devotada à terra em que vivia. 

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa os seus mais sinceros sentimentos,  neste momento de dor irreparável e roga a Deus que acalente cada coração enlutado.

Palmas/TO, 04 de Maio de 2022.

Secretaria de Estado da Saúde 

Governo do Tocantins

---------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Deputado Olyntho Neto 

Com pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Palmas e da cidade de Colinas, Manoel Odir Rocha, 81 anos.

Mineiro de Araguari, Dr.  Odir Rocha foi criado em Goiás e tinha o Tocantins como sua terra do coração desde 1971. Casado com Dirce Noda Rocha e pai de três filhas.

Médico, escritor, poeta, cronista e membro da Academia Palmense de Letras. Ele foi um aguerrido na luta pró-criação do Estado do Tocantins. “Dr. Odir fará falta, deixa um legado de força e coragem ao povo tocantinense”.

Neste momento de dor, rogamos a Deus forças e consolo aos corações das filhas, netos, esposa, familiares e amigos.

Olyntho

Deputado Estadual

--------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do MP/TO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Odir Rocha, ocorrido na quarta-feira, 4.

Em seus 81 anos de vida, Odir Rocha construiu um legado, enquanto médico, poeta, secretário de diversas pastas e prefeito das cidades de Palmas e Colinas do Tocantins. Entusiasta de todas as funções que exerceu, também constituiu um lastro de amigos e admiradores ao longo de sua trajetória.

Aos familiares de Odir Rocha e a todos aqueles que sentem a sua perda, externamos nossa solidariedade.

Ministério Público do Tocantins