Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o foco voltado na qualificação de pré-candidatos a prefeito e a vereador das eleições de 2012, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizou na tarde desta quinta-feira, o Seminário de Formação de Líderes. O evento foi realizado no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM).

O governador Siqueira Campos também esteve presente no evento. Na sua chegada, Siqueira surpreendeu a todos ao se ajoelhar e entregar uma rosa – retirada do arranjo de palco, para a primeira-dama do estado do Tocantins, MariluciaUchoa.Em tom de acolhida Siqueira destacou a importância da união e do trabalho em equipe nas eleições de 2012.

Além disso, Siqueira destacou o seu trabalho como gestor do Tocantins e destacou que ainda tem muito por fazer. “Eu ainda não consertei o estado. Mas vou fazer isso”, finalizou.

Durante a cerimônia de abertura o presidente regional da legenda, Ernani Siqueira, destacou que sigla está fechando acordos e alianças com a intenção de eleger o maior número possível de representantes. “Temos aliados em diversos municípios e de várias legendas, mas a nossa prioridade é eleger o maior númeropossível decompanheiros do partido”, finalizou.

A presidente estadual do PSDB Mulher, Karina Café, destacou, por sua vez, que o partido trabalha para eleger, nestas eleições, o maior número de prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras da história. “Este ano vamos ter mais representatividade, vamos ser mais numerosas para fazer a diferença na política”, disse ao destacar que é preciso engajamento e trabalho árduo nas campanhas.

Já Olyntho Neto, presidente estadual da juventude do PSDB, destacou a importância da qualificação para que os candidatos com experiência e os que estão iniciando a vida pública possam garantir a elegibilidade e a posse. “É importante o conhecimento do direito eleitoral e da prestação de contas, por que eles são o ponta-pé inicial das campanhas”, pontuou Olyntho Neto que também atentou aos participantes parao bom uso do marketing eleitoral.

“As campanhas estão cada vez mais dinâmicas, com o uso das redes sociais. É preciso que os candidatos se qualifiquem para utilizá-las com eficácia”, destacou o presidente da juventude ao enfatizar a importância de se começar a campanha com boas estratégias de marketing realizadas dentro da legalidade.

Já o líder do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Freire Júnior, disse que a realização do seminário foi uma das iniciativas mais louváveis da legenda no Tocantins.“ A qualificação é uma das principais exigências da nova política”, finalizou Freire.

O secretário geral do PSDB no Tocantins, Agimiro Costa, destacou a importância da união e do fortalecimento partidário nesse período eleitoral. Agimiro disse ainda que na sexta-feira, 15, o diretório estadual do partido vai publicar uma resolução delineando sugestões para acordos eleitorais. “Essa resolução vai delinear até onde os candidatos do PSDB podem caminhar”, explicou.

Opinião de palestrantes e participantes

Areunião com a intenção de qualificar os pré-candidatos agradou aos integrantes do PSDB. De acordo com a prefeita de Peixe, Neila Pereira, que vai concorrer à reeleição, a qualificação representa a elevação da qualidade política. “ A partir do momento que o pré-candidato tem mais conhecimento ele vai, por si próprio, avaliar se tem ou não condições ir em frente”, justificou.

Já a pré-candidato a vereadora de Palmas, Valtônia Gonçalves dos Santos, destacou que o encontro foiuma oportunidade ímpar de aprendizadoe de esclarecimento para quem pleiteia um cargo eletivo.

Palestrando sobre marketing eleitoral, o consulto Rodrigo Mendes Ribeiro enfatizou a importância da criação de uma identidadee de umaimagem que, de forma eficaz, aproxime o eleitor do candidato.Já Juvenal Klayber, jurista especializado emdireito eleitoral, destacou os pré-candidatos devem ficar atentos alegislação eleitoral para que não corram risco de obterem êxito na eleição e não c onseguirem a diplomação meses depois.

De acordo com o advogado, as leis e a execução delas, estão cada vez mais rígidas e que por isso aqueles que tem intenção de disputar um prazo eletivo devem ficar atentos a prazos e a legalidade de todas as ações.