Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Encerram nesta sexta-feira, 15, as inscrições para os interessados em participar dos cursos de formação técnica oferecidos pelo Colégio Agrícola de Natividade.

São oferecidas 80 vagas, sendo 40 para o curso de Técnico em Aquicultura e Pesca e o a outra metade para Técnico em Agropecuária. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, o curso de aquicultura foi pensado na intenção de capacitar a população da região para ocuparem as vagas de trabalho ofertadas no setor. “É um segmento em expansão no Tocantins e seu potencial faz com que precisemos de pessoas capacitadas. O curso forma o profissional para que ele seja capaz de atuar em toda a cadeia produtiva, da produção até a industrialização”, ressaltou o gestor.

Segundo dados da diretoria de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, a atividade aquícola movimentou no Estado em 2011, mais de R$ 150 milhões, gerando cerca de 2,5 mil empregos diretos e outros 5 mil indiretos.

O Tocantins possui mais de 150 mil hectares de lâmina d’água, oito estações privadas de alevinagem que abastecem o Estado e exporta principalmente para o Pará, Acre, Maranhão, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

O Estado tem ainda quatro frigoríficos com selo federal, três indústrias com Selo de Inspeção Estadual em construção, além de contar com a Embrapa Pesca e Aquicultura que está instalada em Palmas. (Ascom)