Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Professores da Universidade Federal do Tocantins, UFT, apresentaram na manhã desta segunda-feira, 18, o Planejamento de Reestruturação e Expansão do Campus de Arraias, para autoridades de Paranã, a 360 km de Palmas. Durante a reunião, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, foi apresentada a proposta de criação de 17 novos cursos para o Campus.

“Nosso planejamento é para o período de 2013 a 2020, mas as primeiras mudanças já acontecem a partir de 2013/2014 com a criação imediata de 5 novos cursos” explicou o presidente da Comissão de Planejamento de Reestruturação, César Evangelista, Técnico em Assuntos Educacionais da UFT.

De acordo com a proposta apresentada pelos professores seriam ofertadas vagas para os cursos de Biologia, Física, Química, Geografia e História. “Hoje nós oferecemos 160 vagas anuais para Pedagogia e Matemática. Com os novos cursos serão mais 165 vagas e com um leque maior de opções para os vestibulando”, frisou Evangelista.

Na reunião a comunidade questionou a centralização dos cursos em Arraias. “Nós queremos que nossos jovens estudem aqui, trabalhem aqui e possam crescer junto com nosso município”, declarou Pe. Márcio Alves, acrescentando que o convívio com os jovens tem revelado uma grande falta de perspectiva quando o assunto é educação. “Eles relatam principalmente as dificuldades financeiras para se manter fora da casa dos pais” concluiu o pároco.

Em resposta a estes e outros questionamentos a professora de Matemática da UFT, Gisele De Tomazi Almeida, colocou que a Universidade vem para cumprir a missão de integrar a região sudeste a ajudar no desenvolvimento da região como um todo. “A UFT é uma ferramenta para todos os municípios. Não pertence a um município em especial. E esta expansão vem justamente colocar em pauta a nossa preocupação em oferecer novas oportunidades, aqui bem pertinho, a 120 km de Paranã”. concluiu.

Durante a reunião os professores apresentaram as metas do Planejamento de Reestruturação e Expansão do Campus de Arraias, dentre elas destacam-se o acréscimo gradativo de novos cursos até 2020, com 17(dezessete) novas graduações, a criação de cursos de pós-graduação Lato Sensu, a implantação do Centro de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes e a criação políticas dentro do campus de Arraias que viabilize uma maior interação da Universidade com a comunidade.

A discussão em prol da expansão continua no próximo dia 25 de junho em Arraias com a realização de um Fórum de Discussão com representantes de todos os municípios da região sudeste. O local e horário do Fórum ainda não foram definidos pela comissão.

Hoje o campus de Arraias oferece os cursos de Pedagogia, Matemática e Biologia (na modalidade EAD – Arraias e Dianópolis). Dentro do Planejamento de Expansão estão previstos os cursos de Física, Química, Ciências Biológicas, Geografia, História, Licenciatura em Informática, Geologia, Mineralogia, Gestão em Cooperativas, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas. (Assessoria de Imprensa)