Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

“The camelot”, como David mesmo costuma se definir, está entre os maiores consultores e palestrantes do Brasil na área de marketing. Nos EUA foi citado por Phillip Kotler (papa do marketing mundial) e considerado pelo World Confederation of Business o melhor palestrante do ano de 2006 e indicado novamente em 2007.

Portes estará em Palmas dia 21 de junho, às 19h30, no Teatro Sesc Palmas, ministrando a palestra “Uma lição de vida, vendas e marketing”. Para participar, o interessado basta levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a instituições cadastradas no Programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas no Senac Palmas ou pelo telefone (63) 3219 1625.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Tocantins, Hugo de Carvalho, o objetivo dessa ação, além de comemorar esses 20 Anos de criação do sistema, é disponibilizar à sociedade empresarial e a todos os interessados a oportunidade de agregar conhecimento a partir dos ensinamentos de quem tem know how e é reconhecido mundialmente pelas suas realizações.

David já ministrou mais de mil palestras e este número não para de crescer, já que por todas as empresas por onde passa, deixa sempre uma lição de vida e motivação onde a honestidade, transparência e profissionalismo são o carro-chefe. Palestrou para empresas de credibilidade como Coca Cola, Petrobrás, Mc Donald´s, Banco Real, Volkswagen, Ford, Nestlé, Vivo, dentre tantas outras nacionais e internacionais.

De camelô a palestrante

Em 2001, depois de algumas aparições na imprensa, Portes foi convidado para sua primeira palestra. O IMI (Instituto de Marketing Industrial), com sede em São Paulo (SP), realizava um fórum e solicitou a participação do camelô.

“Eu atendi o telefone e disse ‘senhor, ainda não fazemos delivery para São Paulo’ e a pessoa do outro lado da linha respondeu ‘não queremos comprar doce, mas sim conhecimento’. Minhas pernas tremeram”, afirma.

Portes viajou de avião pela primeira vez à capital paulista e falou durante cerca de meia hora para um público que contava com grandes empresários o políticos nacionais. “Não preparei nada com antecedência, apenas contei minha história de improviso.” Em pouco mais de dez anos, Portes já completou mil palestras realizadas. Além do Brasil, ele já visitou países como China, Japão, Estados Unidos, Portugal, Argentina e Uruguai.

O reconhecimento veio de vez em 2006, quando o ex-camelô recebeu o prêmio de melhor palestrante do mundo pela World Confederation of Businesses (Confederação Mundial de Negócios). “Foi uma premiação importante porque abriu as portas para mim no exterior”.

Atualmente, Portes se dedica integralmente às palestras, mas garante que, pelo menos uma vez por semana, vai até sua banca fiscalizar o trabalho e atender os clientes. “A maioria das pessoas fica apenas na boa ideia e não passa para a ação. A grande diferença está naqueles que conseguem tirá-las do papel e transformá-las em realidade. O que é pior? Se arrepender de algo que fez ou do que não fez?”.

Programação

21 de junho

Local: Teatro SESC Palmas

19h30 - Abertura Solene

20h – Palestra – Uma Lição de Vida, Vendas e Marketing - David Portes (RJ) - Fenômeno do empreendedorismo brasileiro, eleito o melhor palestrante do mundo pela World Confederation of Business (Confederação Mundial de Negócios).

22 de junho

Local: Auditório do SENAC

8h30 – Credenciamento – Abertura

9h – Palestra – Redes Sociais – Criando vantagens competitivas e aumentando a reputação da marca com as mídias – Luis Felipe Cota (SP)

10h15 – Coffee Break

10h30 – Workshop – Redes Sociais na prática - Luis Felipe Cota

10h30 – Workshop - Como desenvolver habilidades de liderança

10h30 - Workshop - Marketing sem complicação para sua empresa

10h30 - Workshop - Gestão Financeira Pós SPED/Fiscal

12h – Intervalo

14h – Palestra – Tendências Econômicas e Decisão Empresarial – Alivínio Almeida (TO)

15h30 – Workshop - Como desenvolver habilidades de liderança

15h30 – Workshop - Marketing sem complicação para sua empresa

15h30 – Workshop - Dicas eficazes para qualidade na prestação de serviços

15h30 - Workshop - Gestão Financeira Pós SPED/Fiscal

16h45 - Coffee Break

17h – Palestra Motivacional – Inteligência Emocional – Plínio Oliveira (SP)

18h30 – Encerramento