Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha

Foto: Koró Rocha

Projeto de Lei da deputada estadual Solange Duailibe (PT) prevê a instituição da Campanha Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos, com o objetivo de reduzir o número de acidentes desta natureza e de atenuar sua gravidade. O projeto foi apresentando nesta quarta-feira, dia 20, durante sessão ordinária.

Segundo Solange, a campanha deverá ser realizada em veículos de comunicação de massas e em órgãos públicos estaduais, prioritariamente em escolas, hospitais, ambulatórios, centros de saúde e locais de concentração de idosos, crianças e adolescentes, bem como em creches e associações de bairros.

Fatores de risco

“É indispensável a divulgação dos principais fatores causadores de acidentes no ambiente doméstico, relativos às substâncias e seres potencialmente perigosos, como animais peçonhentos, fiação elétrica, líquidos quentes, medicamentos, fogos de artifício, escadas e obstáculos, substâncias inflamáveis e tóxicas, entre tantos outros componentes de risco”, explica a deputada.

Prevenção

Solange quer ainda que as mensagens levem também esclarecimentos sobre os primeiros procedimentos recomendáveis para atenuar os danos decorrentes de acidentes.

“É preciso reduzir a ocorrência desses acidentes, incentivando a prevenção, não só como um fator de economia de recursos, mas para evitar o sofrimento humano”, justifica a parlamentar.

Estatísticas

De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2000 a 2008, no Tocantins, foram notificados 546 casos de intoxicação por agrotóxicos. De 2004 a 2008, foram registrados 5.742 casos de acidentes por animais peçonhentos, a maioria por serpentes e escorpiões.