Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ministro dos Transportes, Paulo Sergio Passos, aceitou convite do superintendente regional do DNIT no Tocantins e junto com o senador João Ribeiro e comitiva participam na sexta-feira, 22, da inauguração da travessia urbana da BR-153 na altura do trevo de Colinas.

Foram construídos pelo DNIT cerca de cinco quilômetros de rodovia duplicada no perímetro urbano do município com construção de ruas laterais, viaduto em formato circular com passagem de pedestres para absorver o fluxo interno da cidade. A obra exigiu investimentos federais de R$ 39 milhões.

O ministro Paulo Sérgio Passos, do mesmo partido político do senador João Ribeiro (PR), fez questão de estar presente ao evento “pela oportunidade de rever um dos estados que mais cresce no país e para discutir outros projetos com autoridades locais”. Um dos contatos previstos é com o superintendente regional Amauri de Souza, responsável pelas ações do DNIT no Estado. O diretor geral do DNIT, general Jorge Fraxe também faz parte da comitiva que acompanha o ministro.

Na agenda do ministro em Palmas consta ainda um jantar que será oferecido pelo governador do Estado, Siqueira Campos.

Recursos Federais

Autor da emenda ao Orçamento Federal que destinou os recursos para a obra, o senador João Ribeiro disse que a obra se justifica pela importância histórica e acelerado crescimento de Colinas. Atualmente, a cidade conta com a instalação de grandes projetos industriais como a indústria de calçados Mariner, a maior da região norte do País.

Na justificativa para o direcionamento de recursos federais para a obra no Tocantins, João Ribeiro lembrou ainda que nas proximidades de Colinas foi construído um dos maiores pátios da Ferrovia Norte Sul responsável por exemplo pelo escoamento de soja da região centro-oeste para o Porto de Itaquí (MA) no Maranhão. Apenas para aquele pátio da Norte Sul, circulam mais de 100 caminhões de 40 toneladas de grãos por dia. A obra também facilitará o entroncamento da TO-230, com a TO-335.

A obra também trará maior segurança à população, reduzindo os riscos de acidentes. João Ribeiro que acompanhará o ministro Paulo Sergio Passos durante sua estadia em Palmas e Colinas, lembrará a perda de muitas vidas, “inclusive de amigos” naquele trecho quando as obras ainda não tinham iniciadas como o Seu Barros (Antonio de Souza Barros), pioneiro em Colinas, que morreu atropelado em 2009 com 81 anos, a poucos metro de onde hoje está sendo inaugurada uma passarela para pedestres.

Além de Colinas, outros municípios a beira da BR-153 terão obras de duplicação com recursos federais conquistados por João Ribeiro, inauguradas em breve: Gurupi, Guaraí, Nova Rosalândia, Fátima, Figueirópolis e Miranorte. ( Ascom João Ribeiro)