Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os labirintos contemporâneos do artista plástico Marivaldo Ribeiro, Mahau, começam a ser expostos no hall do Centro de Atividades do Sesc Palmas a partir desta sexta-feira, 22. A mudança na data da vernissage, que seria nesta quinta-feira, 21, se deu por conta do início das comemorações de aniversário da Fecomércio. A exposição será realizada a partir das 19h e a entrada é gratuita.

As pinturas, com tinta acrílica sobre tela, são inspiradas nas culturas Maia e Asteca, civilizações que viveram em boa parte das Américas antes da colonização pelos europeus. Mahau se inspirou nos "labirintos" que encontrou no México, durante viagem em 2008. O trabalho começou há três anos e o resultado poderá ser conferido até o dia 20 de julho, no hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc.

"Percebi que os grafismos maias e astecas são bem parecidos com os traçados marajoaras e indígenas, aqui do Brasil", comentou o artista. A essência das obras, porém, foi completada a partir da contextualização com a mitologia grega, com a história do Minotauro. No mito da antiga Grécia, o Minotauro, que se alimentava de pessoas, foi preso em um labirinto. Para Mahau, "todos nós vivemos em labirintos, mas nossa fome hoje é de informação".

A disposição e quantidade de telas, que seguem um estilo e linguagem contemporâneas, o artista não quis informar, o que torna a exposição ainda mais misteriosa. Para desvendar o segredo do Labirinto, basta comparecer a exposição, nos dias 22 de junho a 20 de julho.

Artista

Marivaldo Ribeiro, ou Mahau, é natural de Paraíso do Tocantins e trabalha com artes plásticas desde 1990. Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Infraestrutura, ambas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Já participou de diversos eventos sobre artes e expôs vários trabalhos. Atualmente, faz parte da Associação de Artistas Visuais do Tocantins - Avisto.(Ascom Sesc)