Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Dezenas de fiéis e turistas acompanharam na tarde da última sexta-feira, 22, o Encontro de Folias do Divino Espírito Santo no município de Paranã, a 360 km de Palmas. O evento resgata tradições sertanejas como o “giro” das folias pelo sertão, o canto das passagens bíblicas e os rituais de devoção ao Divino.

As cinco folias que desde o dia 22 de maio estavam girando no sertão do entorno de Paranã, se reuniram em frente à Igreja Matriz e emocionaram a todos com a voz aguda e o canto dolente dos puxadores acompanhados do embate das bandeiras ao se cumprimentarem. Após chegar a Igreja cada folia se apresenta cantando em frente ao Cruzeiro e em seguida adentra ao Templo para receber as bênçãos do Divino Espírito Santo.

“Eu faço isso por amor ao Divino. São 30 dias de devoção e entrega trabalhando para agradecer ao Divino tudo o que tem feito por mim” relata o senhor Edmundo Alves Porto, que foi o Encarregado da Folia da Região do Capim do Boi, que reuniu mais de 40 homens fazendo o giro. Ao ‘Encarregado’ cabem responsabilidades com o grupo, como alimentação, acomodação, trajeto, tropa e outras.

Segundo seu Edmundo uma das preocupações do grupo é manter viva a tradição. “Nossos filhos, netos, estão sempre conosco para que no futuro assumam nosso papel de foliões”, explica o lavrador, pai de quatro filhos.

Mais de 100 foliões integram as folias de Paranã, divididas em: Folia da Região Capim do Boi, Folia da Beira do Rio Maranhão, Folia da Região do Rio Gameleira, Folia da Região Santa Cruz e Folia da Região Campo Alegre.

O Encontro de Folias faz parte dos festejos de São João Batista e do Divino Espírito Santo que acontecem até esta próxima terça-feira dia 26 com gramação novenas, missas, leilões, quermesses e representações culturais singulares como a dança da Súcia, a Esmola Geral, a coroação de crianças que representam o reinado (Rei, Rainha, Capitão do Mastro, Pagem do Estoque, Pagem da Salva e Juiz da Fogueira), Coroação e posse do Imperador do Divino Espírito Santo e seu séquito, Procissão Fluvial e leitura da sorte.

Entenda melhor

Encontro de Folias – Também conhecido como Chegada das Folias quando as cinco folias que giram no sertão arrecadando donativos e evangelizando através de cânticos se encontram na porta da Igreja Matriz e se apresentam no Templo. Neste dia também há apresentação de Súcia e Chorado danças típicas do sertão paranãense.