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Economia

A Superintendência Pró Direitos e Deveres nas Relações de Consumo – Procon, fornece ao consumidor algumas dicas e cuidados para economizar energia elétrica enquanto estiver viajando de férias.

Segundo o Procon o consumidor deve ter atenção ao Stand-by, ou modo de espera de alguns aparelhos eletro/eletrônicos como geladeiras, máquinas de lavar, televisores, rádios, DVDs, consoles de videogames, fornos de micro-ondas, ar condicionado, computadores, celulares e outros aparelhos que, quando estão desligados apenas no controle, permanecem com a “luzinha” acesa.

Para economizar energia é necessário desligar no botão liga/desliga (on/off) ou mesmo tirar o interruptor da tomada. Uma boa opção que auxilia na economia de energia quando o aparelho estiver ligado na função stand-by, é conectar alguns deles em um filtro de linha que tenha o botão liga/desliga, é de baixo custo aquisitivo, podendo conectar alguns aparelhos que serão desligados ao mesmo tempo, facilitando o controle da energia consumida.

O Procon ressalta que caso a viagem realizada dure mais de uma semana, é bom estar atento ao prazo de validade dos alimentos depositados na sua geladeira, se estes estiverem com prazos de validade a vencer enquanto permanecer em viagem, é recomendável consumi-los antes ou doá-los, outra dica, se a viagem for por um período longo, é desligar a chave geral do imóvel e esvaziar a geladeira.

Ainda segundo o órgão, ligar e desligar os aparelhos eletrônicos com freqüência pode diminuir o seu tempo de vida útil, é aconselhável desligá-los da tomada apenas quando não forem utilizados por um período de tempo mais longo, mesmo que seja em finais de semana. O filtro de linha que contenha o botão liga/desliga é uma boa opção.

Em relação à área externa da casa, o Procon orienta, que ao invés de deixar a lâmpada acesa indicando movimentação de alguém, é mais econômico instalar sensores automatizados de presença. Quando o imóvel possui cerca elétrica, deve-se ficar atento às arvores, plantas e atritos externos que possam ativar os alarmes, evitando desconforto para o proprietário e incomodo aos vizinhos.

Para entrar em contato com o Procon, o consumidor pode ligar gratuitamente no151 se estiver em Palmas, Gurupí e Araguaína. Ou se dirigir a algum núcleo de atendimento localizados em Palmas (centro–104 sul e Taquaralto), Gurupí (Av. Piauí, 2107), Dianópolis (Rua do Ouro, 203), Porto Nacional (Rua Bartolomeu Bueno, 2129), Guaraí (Av. Bernardo Sayão, 2861), Colinas do Tocantins (Av. Tocantins, 1668), Araguaína (Rua das Mangueiras, 1265), Araguatins (Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1032) e Tocantinópolis (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1327), todos com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.