Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

De 2 a 7 de julho, o Sebrae realiza a 4ª Semana do Empreendedor Individual (Semana EI). O evento é uma iniciativa do Sebrae Nacional e acontece em diversos estados do País. No Tocantins, as ações serão promovidas em Palmas, Araguaina, Gurupi, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Colinas do Tocantins e Guaraí.

Durante a semana serão realizadas, gratuitamente, oficinas, palestras e seminários cujo foco é contribuir para a redução da informalidade, além de levar orientações sobre gestão para o empreendedor individual (EI) já formalizado.

A oficina SEI, exclusiva para os empreendedores individuais estarão presentes em todas as cidades. Com carga horária de 3 horas, a oficina tem como objetivo possibilitar capacitação em gestão, divididas em seis soluções: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar o meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Empreender e SEI Unir Forças para melhorar.

E para comemorar os três anos da vigência da Lei Complementar 128/2008, o Sebrae realizará o Seminário: “Me formalizei! E Agora?”, com a presença de órgãos públicos, instituições financeiras e empresários. Em Palmas, Gurupi, Colinas, Guaraí o seminário acontece simultaneamente no dia 02/07, às 19 horas, na sede do Sebrae das respectivas cidades. Já em Araguaina o evento acontece na Praça das Bandeiras, no Centro de Araguaina.

Nos municípios de Colinas e Guaraí, além das capacitações previstas, os empreendedores receberão orientações sobre direitos trabalhistas e contábeis. Como parte da Programação da Semana EI, o Sebrae em Araguaina também irá promover o 1º Seminário do Empreendedor Individual da Construção Civil de Araguaina, agendado para o dia 04/07, às 19h, na Praça das Bandeiras.

“O Sebrae Nacional estima que até 2014 cerca de 4 milhões de empreendedores individuais sejam cadastrados no país. Temos muito a comemorar, porque o Tocantins tem sido referência na formalização destes empreendedores, que ao sair da informalidade, agora passam a contribuir de forma direta para o crescimento da economia do Estado”, comemora a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues.

A diretora técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber, afirma que os resultados do Tocantins são promissores. “Hoje temos 22.165 empreendedores individuais no Estado e isso é resultado de todo um trabalho do Sebrae, Governo do Estado e demais parceiros que lutaram pela regulamentação e implementação da Lei Geral no estado e nos municípios”, ressalta.

Agenda Semana EI

Dia: 02 a 07 de julho

Local

Palmas: TENDA - Av. LO – 2, estacionamento do Bradesco – Centro
Gurupi: Sede Sebrae (Av. Pará, 1.211 – Centro)
Araguaína: TENDA – Praça das Bandeiras - Centro
Colinas: Sede do Sebrae (Av. Pedro Ludovico Teixeira, 1.938)
Guaraí: Sede do Sebrae (Rua Bernardo Sayão, 2.138 – Centro)
Formoso do Araguaia:
Orientação e Registro de EI - Sala do Empreendedor localizada no colégio Domingos Alves Gama
Oficina SEI Empreender - Sala de reunião da Secretaria de Educação
Figueirópolis
Orientação e Registro de EI 2 - Sala de indústria e comércio da Prefeitura Municipal
Oficina SEI Unir Forças - CRAS