Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Pela segunda vez consecutiva, o TCE Notícia, telejornal do Tribunal de Contas do Tocantins, conquistou o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Nesta edição, o TCE Notícia venceu na categoria "Programa de TV Regional". A premiação foi realizada nanoite da útilmasexta-feira, 29, em Fortaleza, Ceará, durante encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom).

Ao comentar o resultado do Prêmio, o conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade, destacou: “ações como do TCE Notícia aproximam a sociedade do Tribunal de Contas. E esse, sim, é nosso maior troféu porque fortalece a fiscalização do dinheiro público”.

O radiojornal do Tribunal de Contas tocantinense, Minuto TCE, também teve expressiva participação na décima edição do Prêmio. Figurou na lista dos três finalistas da categoria "Programa de Rádio".

Para o assessor de imprensa e relações públicas do TCE/TO, Lauri Meyer, a premiação é um reconhecimento da preocupação da instituição em estar cada vez mais de portas abertas. “Atuamos em várias frentes de comunicação, como o twitter e facebook. O que demonstra a modernização e a transparência do TCE”, concluiu.

Prêmio

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, dividido em 20 categorias, promoveu neste ano a décima edição. É uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização não governamental sem fins lucrativos, fundada pelos assessores de Comunicação do Judiciário, do Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins, voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as organizações públicas do cidadão.Puderam concorrer ao prêmio, em todas as categorias, as Assessorias de Comunicação de órgãos ligados à Justiça (Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins).O Prêmio acontece anualmente com a premiação realizada no Conbrascom.

TCE Notícia

O TCE Notícia tem a finalidade de esclarecer o papel da Corte de Contas, conscientizar e sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania e do controle social, entendido como a fiscalização do dinheiro público exercida pela sociedade. O programa é realizado pela Assessoria de Comunicação do Tribunal, por meio de uma equipe de jornalista, responsável pela edição, definição de pautas, reportagens e entrevistas. A montagem e a edição do TCE Notícia são executadas pela produtora licitada, Public Produções.

O telejornal, lançado em abril de 2010, é veiculado na TV Pública do Estado, Redesat, e também publicado na página do youtube do TCE/TO, com link disponibilizado nas redes sociais: twitter e facebook. Todas as edições, ainda, podem ser conferidas no site http://www.tce.to.gov.br.

No final de março deste ano, o TCE Notícia estreou uma nova roupagem, com novidade no cenário, quadro de entrevistas e reportagens especiais de perfil didático e de serviço à comunidade. Agora, o tempo do telejornal saltou de 5 para 12 minutos em média. (Ascom TCE)