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Foto: Divulgação

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Com a chegada do Mateus Supermercados à cidade de Palmas, instalado há menos de um mês no Capim Dourado Shopping, uma seção vem chamando atenção dos clientes na loja, devido aos produtos ali expostos. Trata-se da Padaria Mateus Supermercados e seus produtos Bumba Meu Pão, marca própria da rede, especializada na fabricação de pães, doces, bolos, salgadinhos e sorvetes, com fábricas instaladas em São Luís e em Imperatriz, capital e interior do Maranhão, respectivamente.

De nome curioso, a marca estampa uma homenagem à cultura do Estado onde o Mateus Supermercados iniciou suas operações. A Bumba Meu Pão faz alusão a uma das brincadeiras juninas mais populares do Maranhão, o Bumba Meu Boi. De acordo com a consultora paulista, Fátima Sciarretta, responsável pelo desenvolvimento dos produtos da Indústria de Pães Bumba meu Pão, a ideia de “batizar” a marca fazendo uma espécie de trocadilho com o folclore surgiu há 5 anos, quando a rede supermercadista viu a necessidade de criar uma indústria que produzisse os produtos de panificação, que aumentasse o leque e mantivesse um padrão de qualidade para todas a lojas. “Nascia então a Indústria de Pães Bumba meu Pão, que surgiu apostando em um sabor mais regional”, explica a consultora.

Depois de passar por uma reforma que triplicou sua área de produção no ano passado, em um investimento de R$ 12 milhões em São Luís, atualmente a Indústria de Pães Bumba Meu Pão distribui diariamente 25.000 kg de produtos. Os itens, desde pão francês, passando por tortas, docinhos, pet fours, até sorvetes são entregues nas lojas do Maranhão e em Palmas. “A Indústria de Pães Bumba meu Pão, inclusive, também atende a demanda de franquias de fast food”, ressalta Fátima Sciarretta.

Entre os investimentos feitos em 2011, em equipamentos, destaca-se a compra de máquinas capazes de produzir 19 mil doces ou salgados por hora, o que totaliza 2 toneladas de produtos por dia. Ainda sobre investimentos, em relação à qualificação de funcionários, parte dos chefes das confeitarias e da panificação participou dos cursos da Ecole Lenôtre Paris, a mais tradicional escola francesa de gastronomia, e foram certificados com diploma da instituição. Os cursos foram realizados em parceria com o Senac, na Faculdade de Gastronomia Santo Amaro, em São Paulo. “Estamos sempre em busca das tendências, estudando produtos que poderão agradar o paladar dos nossos consumidores e até mesmo regionalizando algumas receitas com adaptações”, declara a consultora.

Bumba Meu Pão em Palmas

O Mateus Supermercados Capim Dourado inaugurou uma nova era para a Indústria de Pães Bumba meu Pão, já que seus produtos eram até então comercializados apenas no Maranhão. A logística feita para atender a loja do Mateus Supermercados Capim Dourado foi planejada para que os produtos, em um mix de 200 itens, chegassem fresquinhos e com o mesmo padrão de qualidade entregue no seu estado de origem.

De acordo com o administrador da Indústria de Pães Bumba meu Pão, Ricardo Mafra, no Mateus Supermercados Capim Dourado os produtos de confeitaria são preparados na própria loja. “Os novos contratados da cidade de Palmas, que ficaram no setor de Padaria, passaram por uma série de cursos para produzirem itens que tem uma demanda muita rápida, aqueles que assim que são colocados nas prateleiras logo são comprados, como as tortas doces”, explica Ricardo Mafra.

Entre a demanda de produtos da Indústria de Pães Bumba meu Pão, o sorvete está entre os itens que lideram pedidos. “O consumidor palmense está adorando, nossos sorvetes de frutas regionais. A linha de sorvetes diets, exclusiva na capital, já faz o maior sucesso. A aceitação dos produtos no mercado da capital tocantina superou nossas expectativas!” conclui Ricardo Mafra.