Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prevista para a tarde desta terça-feira, 5, a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deverá homologar a alçada do deputado Sandoval Cardoso (PSD) à presidência da Casa de Leis. Há, ainda, a candidatura avulsa do deputado José Bonifácio (PR), que tem se colocado como alternativa independente para a nova gestão que tomará posse apenas em fevereiro de 2013.

Junto com Cardoso, a composição de sua chapa traz, ainda, o deputado Osires Damaso (DEM) como primeiro vice-presidente, o deputado Eduardo do Dertins (PPS) como segundo vice-presidente, o deputado José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) como primeiro secretário, Toinho Andrade (PSD) como segundo secretário, Iderval Silva (PMDB) como terceiro secretário e Josi Nunes (PMDB) como quarta secretária.

Do lado de Bonifácio, como candidatura avulsa, não existem outros nomes em uma composição como a de Sandoval. O próprio deputado vem defendendo, desde que registrou seu nome para pleitear o cargo, que seu nome será uma alternativa a um possível emparelhamento político entre bancadas de governo e oposição na Assembleia.

Excepcionalmente para este ano, a ordem da votação será definida pelo plenário da Assembleia, conforme o deputado José Geraldo (PTB). “Como existe uma chapa registrada e uma candidatura avulsa, nós vamos definir no plenário primeiro como será a ordem da votação”, frisou.

Gestão adiada

Sandoval informou, ainda, que mesmo sendo eleito como novo presidente da AL no lugar de Raimundo Moreira (PSDB), deverá retornar ainda este mês para a Secretaria Estadual das Cidades. Desde março deste ano o deputado ocupava a titularidade da pasta no lugar de Ronaldo Dimas. Sandoval deixou a Secretaria exclusivamente para concorrer à presidência da Assembleia. “Como a posse será somente em fevereiro do ano que vem, acredito que eu retorne, sim. Mas ainda não há nenhuma certeza”, informou.

O deputado ainda frisou que seu retorno já foi conversado com o governador Siqueira Campos (PSDB) e que já existe um entendimento junto à gestão estadual para seu retorno. “Isto já foi conversado com o governador. Vamos ver todas as possibilidades legais que não impeçam meu afastamento (da AL)”, completou.