Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Eleito novo presidente da Assembleia Legislativa na última semana, o deputado Sandoval Cardoso (PSD) deverá retornar ainda esta semana para a Secretaria Estadual das Cidades. O próprio deputado já havia antecipado a informação momentos antes da votação que o homologou presidente da Casa.

Sandoval Cardoso foi titular da Secretaria das Cidades desde março deste ano quando, a convite do governador Siqueira Campos (PSDB) assumiu no lugar de Ronaldo Dimas que irá disputar a Prefeitura de Araguaina neste ano. Após cerca de quatro meses, Sandoval pede exoneração da pasta das Cidades e retorna para o parlamento para disputar a presidência da Mesa Diretora. Considerado candidato de consenso entre as bancadas, o deputado foi eleito contra o deputado José Bonifácio (PR).

Mesmo antes de ser ungido como novo presidente da Assembleia Legislativa, o próprio parlamentar já havia antecipado seu desejo de terminar o ano na Secretaria das Cidades. “Ainda temos projetos a finalizar na Pasta”, disse, lembrando que a decisão tinha, inclusive, o aval do governador. “Já está tudo conversado e ele autorizou”, completou.

Processo eleitoral

Acontece que mesmo a eleição sendo realizada no mês de julho, a posse da nova diretoria da Assembleia Legislativa está prevista somente para o dia primeiro de fevereiro, conforme o Regimento Interno da Casa. Desta forma, o novo presidente poderá retornar para suas atividades fora do parlamento até que assuma em definitivo, a segunda cadeira mais importante do Estado.

Com a saída de Sandoval, quem retorna para as atividades parlamentares é o seu suplente, Jorge Frederico (PSD) que ocupou a cadeira de deputado durante os meses de afastamento de Cardoso.