Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semades – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza em parceria com a Seduc – Secretaria Estadual da Educação, o Fórum da Sustentabilidade. O evento que acontece durante a programação oficial da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, traz para Palmas palestrantes da Inglaterra, EUA e Itália para tratar de temas como mobilidade urbana sustentável, eficiência energética, captação de recursos e certificação florestal, dentre outros.

Nesta quarta-feira, 11 de julho, a programação acontece no auditório do Palácio Araguaia, a partir das 10h, com a mesa redonda “Mobilidade Pública Sustentável”, onde serão discutidos modelos sustentáveis de mobilidade urbana, com foco nos transportes públicos. Destaque para a participação do italiano Pierluigi Merlin, especialista no assunto e líder em inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento local.

Na sequência, a partir das 14h, haverá palestra sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos, ministrado pelo diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semades, Aldo Azevedo. O Plano que foi aprovado pelo CERH – Conselho Estadual dos Recursos Hídricos em 2011 estabelece todas as estratégias necessárias para potencializar o desenvolvimento do Tocantins por meio da exploração racional e sustentável dos rios do Estado.

Em seguida acontece a palestra “Captação de Recursos e Certificação Florestal”, com o americano Adam Taylor, que trabalhou na organização internacional Rainforest Alliance, com certificação de silvicultura sustentável, agricultura e turismo para mais de 80 países. O britânico Leonard Butler, também ministra palestra no Fórum da Sustentabilidade, sobre “Eficiência Energética”, tema de sua especialidade nas consultorias internacionais que faz como freelancer.

Educação para a Sustentabilidade

Na quinta-feira, 12, último dia do Fórum da Sustentabilidade, acontece a oficina de “Educação para a Sustentabilidade”, na sala 10 do Tribunal de Contas, das 8h às 18h. A oficina é facilitada pela presidente do Instituto Ecoar para a Cidadania, de São Paulo, Miriam Duailibi, especialista em Gestão para o Terceiro Setor, Educação para a Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Sequestro de Carbono.

Miriam Duailibi é autora de diversos livros, dentre eles Ciranda das Águas, Água vida - uma aventura molhada, Mãe Terra - o berço da vida, Energia - a força da vida e Cadernos de Educação Ambiental. (Ascom/Semades)