Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Com o objetivo de contribuir com a produção audiovisual, sobretudo com a difusão e valorização de filmes com temática ambiental, a Saneatins, uma empresa da Foz do Brasil, é patrocinadora exclusiva da categoria "Ambiental Brasil" e lança o Troféu "Chico | Saneatins de Sustentabilidade". O Chico - Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins acontece até o dia 15 de julho, durante a FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins.

Este ano, a curadoria do Festival selecionou sete filmes para a categoria “Ambiental Brasil”. Segundo o diretor presidente da Saneatins, Mario Amaro, a universalização do saneamento básico no Tocantins, um compromisso da Companhia, é parte fundamental na caminhada rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável, com mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. "Por isso estamos cada vez mais direcionando nossa participação em projetos que promovam a discussão e tenham compromisso com o tema", explica.Para o responsável pela área de Sustentabilidade da empresa, Wagner Ferreira, "o cinema é um forte aliado para a multiplicação de mensagens e valores que nos façam refletir e despertar para um estilo de vida e modelos de desenvolvimento mais harmônicos com a natureza", afirma.

Realizado pelo CIM – Centro de Imagem e Som e patrocinado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e Fundação Cultural, Secretaria Estadual da Educação e Secretaria Estadual da Comunicação, o Festival acontece na Estação Cinema, localizada no Memorial Coluna Prestes. Segundo os organizadores do Chico, a programação contará 113 filmes e 75 horas de atividades, entre mostras especiais e competitivas, painéis, oficinas, reuniões de entidades de classe, entre outros. Segundo o presidente do CIM, Marcelo Horst, a participação da Saneatins na premiação reflete o compromisso da Companhia com a temática ambiental. “São obras que nos fazem pensar a preservação do Meio Ambiente e ainda contribuem nas ações de educação ambiental”, ressaltou.

Sobre a Saneatins

Tendo a sustentabilidade na base das suas ações, a Saneatins (Companhia de Saneamento do Tocantins), em parceria com o Governo do Estado do Tocantins e Prefeituras, trabalha para prover soluções ambientais que gerem melhoria na qualidade de vida, aliando capacidade de gestão, investimento e tecnologia.

Com mais de 1.500 integrantes, a empresa opera e investe em projetos de saneamento em 47 municípios do Tocantins (que somam 75% da população) e é parceira da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em 78 municípios, que juntos compõem o Estado. Ao Norte, a Saneatins atua também na região de divisa, sendo responsável por cinco contratos de concessão municipais em território paraense.

A empresa foi fundada em 1989, após a criação do Estado do Tocantins e o consequente desmembramento da Companhia de Saneamento de Goiás – Saneago. Com o objetivo de desenvolver os serviços de saneamento no novo Estado, em 1998 o Governo do Tocantins buscou uma parceria societária estratégica com a iniciativa privada, tornando a Saneatins uma empresa com gestão privada. A iniciativa conferiu mais dinamismo e capacidade de investimentos à empresa. Desde janeiro de 2012, tendo como controladora a Foz do Brasil (empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht) e participação do FI FGTS (Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço) no bloco privado, a Saneatins tem como desafio ser o primeiro estado do País a ter os serviços de água e esgoto universalizados, levando desenvolvimento sustentável e mais qualidade de vida para a população atendida por sua operação. (Assessoria de Imprensa)