Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Porto Nacional amanheceu nesta sexta-feira, dia 13 de julho comemorando seus 151 anos de emancipação e 274 anos de história. A cidade é considerada berço da cultura tocantinense.

Entre os eventos comemorativos, foi realizado o desfile cívico-militar na Praça do Centenário, às 8 horas, reunindo autoridades entre as quais a prefeita Teresa Martins (PDT), secretários municipais e vereadores. Após o hasteamento das bandeiras e execução dos hinos nacional e do município, a prefeita, o Major Agostinho José de Lucena Filho, o coronel Benvindo e o coronel Messias Lopes da Conceição Júnior, seguiram em carro aberto do Exército passando em revista a tropa.

Centenas de portuenses foram à Praça do Centenário prestigiar as apresentações que foram abertas com o desfile dos grupos de convivência da melhor idade do CRAS Esperança e CRAS Vila Nova, seguidos pela Banda Municipal Mestre Adelino, 22° Batalhão de Infantaria do Exército e o Tiro de Guerra 11-005. Logo após desfilaram os Kadetes e Polícia Militar, o 5° Pelotão de Bombeiros de Porto Nacional, SAMU, a Guarda Metropolitana de Palmas e grupo tático além do Motoclube Dragões de Aço . A tradicional fanfarra “A Furiosa” do Cem Florêncio Aires da Silva, que tem 45 anos de existência, levou para a avenida a homenagem dos alunos da rede pública.

O Aeroclube de Porto Nacional fez questão de participar das homenagens com aeronaves sobrevoando a Praça do Cnetenário, executando voos rasantes.

Enquanto o Aeroclube realizava sua apresentação, os funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e os adolescentes do Pro Jovem, trouxeram um bolo que foi servido a toda a comunidade, ao som do Samba do Acato, pela cantora Meire Almeida e Altamir Moreira, da Banda Doce Balanço, seguido pelos “Parabéns pra você”, pela Banda Mestre Adelino, em clima de festa.

A programação de aniversário será encerrada à noite, onde são esperadas milhares de pessoas na Ilha Porto Real, para o show com a dupla Renê e Ronaldo, a partir das 18 horas. No sábado, dia 14, a programação continua com o Show de Éverton dos Andes e Banda; e no domingo, haverá o show nacional de Os Travessos e o show regional da Banda Açaí, a partir das 18 horas.