Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

As telas do artista plástico Marivaldo Ribeiro, Mahau, estão em exposição no hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc Palmas até esta sexta-feira, 20. “No Labirinto que habito” é um conjunto de telas inspiradas nas culturas Maia e Asteca, contextualizadas à mitologia grega.

Mahau se inspirou nos "labirintos" que encontrou no México, durante viagem em 2008. "Percebi que os grafismos maias e astecas são bem parecidos com os traçados marajoaras e indígenas, aqui do Brasil", comentou o artista.

A essência das obras, porém, foi completada a partir da contextualização com a mitologia grega, com a história do Minotauro. No mito da antiga Grécia, o Minotauro, que se alimentava de pessoas, foi preso em um labirinto. Para Mahau, "todos nós vivemos em labirintos, mas nossa fome hoje é de informação".

Artista

Marivaldo Ribeiro, ou Mahau, é natural de Paraíso do Tocantins e trabalha com artes plásticas desde 1990. Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e especialização em Infraestrutura, ambas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Já participou de diversos eventos sobre artes e expôs vários trabalhos. Atualmente, faz parte da Associação de Artistas Visuais do Tocantins - Avisto.

A exposição segue até esta sexta-feira, 20, no hall de entrada do Centro de Atividades do Sesc Tocantins.