Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com um saldo positivo de 7.232 admissões no mercado de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a maio deste ano, o Tocantins mais uma vez é destaque no crescimento de empregos formais. Segundo a diretora de Qualificação Profissionais do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Sonia Maria da Luz e Silva, os números são resultados do trabalho do Governo do Estado, através das 10 unidades do Sine que prioriza ações desde o cadastro do trabalhador até sua inserção no mercado.

Dentro das ações, segundo Sonia, são destaques “a conscientização do trabalhador de que ele precisa se qualificar e do empregador de que o trabalhador precisa ter sua carteira assinada para que seus direitos sejam preservados e com a experiência comprovada ele possa permanecer no mercado de trabalho e ter uma renda que garanta sua cidadania”, enfatizou.

Para a inserção no mercado, o Governo tem despertado os candidatos a se qualificar. “Para isso buscamos parceria com o sistema S e temos uma equipe de instrutores para que o trabalhador sempre tenha a oportunidade de treinamento e garantir a vaga de emprego”, destacou a diretora.

A chegada de novas empresas é considerada pela diretora como um dos grandes fatores do crescimento da empregabilidade no Estado. “A chegada das empresas e qualificação do trabalhador andam juntas, mas sempre que sabemos que uma empresa chegou ou que pretende se instalar no Tocantins procuramos saber que trabalhador ela precisa para que a população tocantinense consiga o maior número de vaga possível”, afirmou acrescentando que toda logística do Governo é voltada para que as empresas tenham acesso aos melhores profissionais.

Dados

De janeiro a maio deste ano, o crescimento na colocação de trabalhadores foi de 161% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste período de 2012 foram inscritos mais de 18 mil trabalhadores por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine). No total, foram captadas 12.568 vagas de trabalho formais. (Secom)